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Histórias inspiradoras

Histórias inspiradoras

O que grandes nomes do impacto social dizem sobre o Ensina Brasil

Quando o assunto é transformar a educação, o Ensina Brasil tem chamado a atenção de vários nomes importantes no impacto social. Líderes da área destacam como o Trainee consegue levar jovens talentosos para dentro das escolas públicas, criando um movimento de mudança real. Não é só sobre carreira, é sobre fazer a diferença onde mais importa! Esses grandes nomes acreditam que o Ensina Brasil está ajudando a construir um futuro mais justo e igualitário, inspirando uma galera a se envolver de verdade na causa e a criar impacto de longo prazo. Olha só o recado que o Edu Lyra, empreendedor social, ativista, criador da ONG Gerando Falcões e conselheiro do Ensina Brasil tem para você! https://youtube.com/shorts/JNrjIXe7rH4 O caminho para o Maracanã de fanáticos pela educação é longo, mas extremamente importante para as mudanças que queremos ver no Brasil! Um caso que o Denis Mizne, nosso Conselheiro e Presidente da Fundação Lemann, ouviu do CEO da Skoll Foundation sobre a importância do Teach for America nas reformas educacionais dos Estados Unidos. Se você também acredita que a educação pode transformar o Brasil, o Ensina Brasil é um caminho para colocar a mão na massa. Venha fazer parte dessa mudança!

Histórias inspiradoras

Carreiras de impacto nascem da coragem: lições do head do Google para quem quer escrever seu próprio roteiro

Você nasceu para seguir um roteiro ou escrever o seu? Você já se perguntou como escolher um caminho após a graduação, com as múltiplas possibilidades de carreira? O que fazer com esse diploma que você acabou de receber? André Barrence, conselheiro administrativo do Ensina Brasil e Head do Google For Startups, é um exemplo inspirador de como trilhar um caminho profissional baseado em interesses pessoais e aprendizado contínuo. Natural de São Paulo, André cresceu em uma família que valorizava a educação e a visão de futuro. Com uma base sólida, ele seguiu uma trajetória diversificada, acumulando graduações em Direito, Economia, Educação e Governo, estudando em instituições renomadas como UFMG, Harvard, LSE e MIT   Durante sua palestra na Conferência Gestão e Inovação da Fundação Estudar, André compartilhou como suas escolhas profissionais foram guiadas por seus interesses e como ele uniu suas paixões para construir uma carreira significativa. Desde o início, ele percebeu que temas como regulação tecnológica e desenvolvimento econômico com recursos públicos eram áreas nas quais ele queria se aprofundar. A jornada de André exemplifica como o autoconhecimento e a busca por oportunidades podem transformar uma carreira. Aos 28 anos, ele foi convidado para ser secretário de planejamento do governo de Minas Gerais, onde ajudou a criar um projeto de lei que permitia ao estado investir em startups, direcionando recursos “da velha economia para a nova”. Essa experiência o levou a se tornar Head do Google For Startups Brasil, onde ele continua a ampliar seu impacto, desenvolvendo mais de 600 startups e criando fundos específicos para projetos de diversidade. Encontre o que Importa para você André acredita que a chave para uma carreira bem-sucedida está na disposição de continuar aprendendo em todas as fases da vida. Para ele, a graduação é apenas um ponto de partida ou uma etapa em uma jornada contínua de desenvolvimento. A história de André Barrence nos ensina que nossas escolhas profissionais não precisam ser limitadas pela graduação. O importante é seguir nossos interesses, buscar oportunidades e estar sempre disposto a aprender e se adaptar. Trabalhar com o que importa é possível quando unimos paixão e propósito em nossa trajetória profissional. No Ensina Brasil, acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades. Assim como André, nossos(as) participantes são incentivados(as) a desenvolver habilidades de liderança e a enfrentar desafios complexos, preparando-se para carreiras de impacto. E aí, você tem coragem para escolher uma carreira que transforma a educação no País?  

Ensina Brasil

OSD da ONU: Como o Ensina Brasil contribui para a Agenda 2030

Você sonha em fazer a diferença no mundo, mas ainda não sabe por onde começar? Já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ou da Agenda 2030, e tem vontade de trabalhar diretamente com eles? Se você respondeu sim para uma das perguntas anteriores, vou te contar como o Ensina Brasil pode ajudar a transformar esses sonhos em realidade! Mas antes de tudo… Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um chamado global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas vivam em paz e prosperidade. São metas ambiciosas para transformar nosso mundo até 2030. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para alcançar um futuro melhor para todos, construído em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.¹ E o que o Ensina Brasil tem a ver com isso? O Ensina Brasil contribui para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU! Vamos falar um pouco sobre cada um deles: O primeiro é o Objetivo 4: Educação de qualidade. Este objetivo visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os estudantes (bem parecido com a nossa missão, não é mesmo?) Dentre outras ações, o ODS 4 busca:> Garantir que todas as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.> Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.> Aumentar a quantidade de professores e professoras qualificados(as), inclusive por meio da cooperação internacional para a formação desses e dessas profissionais. Você pode ler mais sobre o ODS 4 aqui! O segundo é o Objetivo 10: Redução das desigualdades. Este objetivo fala sobre reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.  Dentre outras ações, o ODS 10 busca:> Promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.> Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados. Você pode ler mais sobre o ODS10 aqui! O terceiro é o Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação. Esse objetivo fala sobre reforçar parcerias globais para apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo colaborações eficazes entre governos, setor privado e sociedade civil. Por isso a nossa rede do Teach for All é tão importante! Dentre outras ações, o ODS 17 busca:> Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países> Reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação de países em desenvolvimento> Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes para transformar realidades Você pode ler mais sobre o ODS 17 aqui! Trabalhando em rede, podemos garantir educação de qualidade para todos e todas, reduzir as desigualdades e fortalecer parcerias globais para um futuro mais justo e sustentável. Quer saber mais sobre como você pode fazer parte dessa transformação? Venha conosco e junte-se ao movimento por um #UmDia melhor para todos! Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial das Nações Unidas²Site oficial do Supremo Tribunal Federal

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Edu Lyra sobre o Ensina Brasil: Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação

Você já ouviu falar do Edu Lyra? Ele é o fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Além disso, está na lista da Forbes Brasil como um dos jovens mais influentes do país com menos de 30 anos. Edu ministra palestras em universidades como Harvard e Babson College, além de empresas como Google, Ambev e Accenture. Segundo ele, seu objetivo é “criar a maior e mais transformadora rede de ONGs do planeta e mandar a miséria das favelas para o museu. No Ensina Brasil, contamos com a presença ilustre de Edu Lyra como Conselheiro Consultivo, ao lado de nomes como Claudia Sender (ex-Presidente da LATAM), Gina Vieira (professora premiada da rede pública) e Denis Mizne (Presidente da Fundação Lemann e Fundador do Instituto Sou da Paz). Recentemente, Edu falou sobre o Ensina Brasil em uma matéria intitulada “Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação”, no Jornal O Globo. Para saber mais, confira a matéria completa: “A área social precisa urgentemente de ideias novas. As abordagens testadas até agora para enfrentar a pobreza e a desigualdade, seja por parte do poder público, seja pelo terceiro setor, são insuficientes. Conhecemos estratégias que amenizam problemas estruturais, mas ainda não conseguimos inventar tecnologias sociais capazes de resolvê-los de verdade. Com o campo da educação, não poderia ser diferente. A baixa qualidade do ensino público brasileiro é uma velha conhecida e, em parte, até sabemos o que precisa ser feito para reverter esse quadro. Sem ampliar investimentos públicos, melhorar a infraestrutura das escolas e valorizar os professores, dificilmente sairemos da lanterna de rankings internacionais como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Mas é preciso ir além. Enfrentar esse problema com a devida seriedade requer também inovação. Precisamos de gente tecnicamente capacitada, que conheça de perto a realidade das escolas e, sobretudo, esteja disposta a pensar em novos modelos e abordagens para viabilizar o tão sonhado salto qualitativo na educação brasileira. Felizmente, contamos com lideranças como Erica Butow, CEO do Ensina Brasil, trabalhando de maneira incansável por esse objetivo. Filha de uma empregada doméstica que nunca teve a oportunidade de estudar, ela conhece bem a realidade dos brasileiros mais pobres e o potencial emancipador da educação. Erica cursou administração e construiu uma carreira sólida na área, mas sua real vocação só foi descoberta durante um trabalho voluntário no Capão Redondo, periferia de São Paulo. Dando aulas de inglês para jovens carentes, ela se apaixonou pela área de educação, passou a se dedicar ao assunto e, depois de muito estudo e até um MBA nos Estados Unidos, fundou o Ensina Brasil. A visão da ONG é muito simples: garantir que, um dia, toda criança tenha uma educação de qualidade. Para isso, ela promove a formação de lideranças capazes de concretizar essa visão, profissionais de diversas áreas selecionados para um treinamento social intensivo. Durante dois anos, eles são colocados para lecionar numa escola pública vulnerável. Para isso, o Ensina Brasil fez parcerias com governos e prefeituras Brasil afora. Os educadores recebem ainda cursos de capacitação que somam mais de mil horas. O objetivo é aliar uma formação técnica sólida com aquele conhecimento prático, construído a partir da própria sala de aula, sobre quais são os caminhos e potencialidades da educação brasileira. Dos mais de 400 profissionais que já passaram pelo projeto, 80% continuam a atuar na área de educação. Só na última seleção houve cerca de 14 mil inscritos para 200 vagas, uma concorrência digna dos vestibulares mais disputados do país. Isso revela uma enorme disposição por parte da sociedade civil em construir pontes e criar soluções para nossos problemas estruturais. A trajetória do Ensina Brasil é um belíssimo exemplo, dentre tantos outros, de como o brasileiro já é solidário, apaixonado, disposto a contribuir com quem mais precisa. O que faltam são iniciativas que canalizem essa energia na busca de tecnologias sociais inovadoras. Ou, como diz Erica, quando tivermos um Maracanã lotado de fanáticos, todos gritando e torcendo pela melhoria das nossas escolas, aí sim estaremos a um passo de revolucionar a educação brasileira.” Artigo publicado no O Globo, por Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões.   

Ensina Brasil

Conheça o Teach for All, a rede global que fazemos parte!

We envision a world where all children have the education, support, and opportunity to shape a better future (Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade para moldar um futuro melhor) A frase acima corresponde à visão da rede TFALL: uma comunidade global de agentes de mudança que desenvolvem liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Que o Ensina Brasil faz parte de uma das maiores redes de impacto social do mundo você já sabe, mas você conhece a rede Teach for All? Sabe quais são os seus objetivos e aspirações, pelo que ela trabalha?  O Teach for All é uma rede presente em 61 países, reunindo lideranças que trabalham para expandir oportunidades educacionais ao redor do mundo, por meio de organizações como o Ensina Brasil. Ao todo, aproximadamente, 11 milhões de estudantes são impactados(as) pela rede global. Como participante do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, você fará parte desse movimento com mais de 90 mil líderes. O modelo de rede, que tem mais de 15 anos de operação, prova que a cooperação entre os países contribui para expandir oportunidades educacionais pelo mundo e maximiza o impacto social através do compartilhamento de aprendizados, informações e apoio em busca de um objetivo comum. Milhões de crianças não têm a educação, o apoio e as oportunidades de que necessitam para prosperar. Os obstáculos que enfrentam – pobreza, fome, discriminação, entre outros –  são esmagadores. Enfrentar este desafio complexo requer liderança coletiva e a ação dos melhores talentos de cada um dos países que fazem parte da Rede¹. Se pudéssemos resumir o que seria uma rede global em uma palavra, ela seria: coletividade. Liderança coletiva: o que é isso? A mudança dos resultados para as crianças exige mudanças nas políticas, nas práticas e na cultura – o que significa que exige que as pessoas exerçam liderança em todos os níveis de educação e governo, dentro e fora do sistema. Uma mudança significativa e sustentável também exige que muitas pessoas trabalhem em conjunto, ultrapassando linhas de diferença e níveis de poder, e lideradas por aqueles que vivenciaram as desigualdades que estão a ser abordadas. Chamamos isso de liderança coletiva¹. Na rede Teach for All, acreditamos que as soluções são compartilháveis: embora cada contexto local seja único, as semelhanças na natureza dos desafios que as crianças enfrentam de um lugar para outro significam que as soluções são muitas vezes partilháveis. A rede global permite que funcionários(as), professores(as) e ex-alunos(as) parceiros(as) partilhem estas inovações com colegas de todo o mundo, aprendam e adaptem ideias promissoras nos seus próprios países. Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade de moldar um futuro melhor para si e para todos nós. Em todo o mundo, as parcerias da rede Teach For All estão trabalhando para desenvolver uma liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Qual é o diferencial de fazer parte da rede Teach for All? Através da rede global, nossas equipes e aliados(as) em todo o mundo partilham soluções para acelerar o progresso uns dos outros e aumentar o nosso impacto colectivo. Estamos desenvolvendo um  número significativo de líderes extraordinários que ensinam com sucesso em comunidades com poucos recursos e continuam a trabalhar para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de realizar o seu potencial. Somos uma voz influente na discussão global, defendendo, com base nas nossas diversas experiências, a igualdade e as oportunidades para as crianças. Estes esforços coletivos e sustentados contribuem para o progresso em comunidades em todo o mundo que estão trabalhando para proporcionar a todas as suas crianças a educação, o apoio e a oportunidade de realizarem o seu potencial. Em uma rede que conta com 61 países, a palavra forte é diversidade.  O Teach For All trabalha para elevar as diversas vozes e perspectivas de toda a nossa rede para informar a discussão global sobre o que será necessário para cumprir os compromissos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e para tornar-se um centro global de aprendizagem sobre como transformar nossos sistemas educacionais. De Cordisburgo (MG) à Malásia: um caminho de transformação pela educação Uma excelente notícia para celebrar: nosso Alumnus André Liboreiro foi selecionado para participar da “Leading with Lived Experiences Fellowship”, uma oportunidade promovida por nossa rede global Teach For All! Este programa prestigiado reúne diversos Alumni e líderes locais que, em suas trajetórias pessoais, já enfrentaram distintas formas de desigualdade e buscam fortalecer a equidade em comunidades vulneráveis ao redor do mundo. Desde abril de 2024, André tem participado de sessões virtuais na rede global, culminando em um encontro final em Kuala Lumpur, na Malásia. “Meu sonho para a educação do Brasil é que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, independente da raça, do gênero, do nível socioeconômico e da orientação sexual”.  –André Liboreiro, Alumnus e Analista de Conhecimento, Dados e Pesquisa Sênior na Fundação Lemann. Clique aqui para conferir a dica! E aí, preparado(a) para transformar a sua trajetória e a da educação brasileira? Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial do Teach for All

Ensina Brasil

Porque o Google ama o Teach for America e o que isso tem a ver com o Ensina Brasil

Já te contamos por aqui que o Ensina Brasil faz parte de uma rede global que conta com mais de 60 países, a rede Teach for All. Tudo começou com o Teach for America, fundado em 1989 nos EUA por Wendy Kopp, que agora é CEO do Teach for All. Hoje, o TFA conta com mais de 90 mil ex-alunos, e mais da metade deles continuam na educação, ocupando posições de liderança importantes. O Trainee Ensina Brasil também está fazendo um grande impacto. Após dois anos em sala de aula, nossa rede já tem mais de 600 ex-trainees espalhados por 19 estados brasileiros, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Destes, 80% continuam trabalhando na área educacional, e aproximadamente 50% da turma de 2017 já ocupam cargos de liderança.   Quando falamos em rede global, o Teach for America (TFA), como a organização mais antiga da rede, oferece uma visão de futuro para todos os países que adotaram esse modelo. Juntas, essas organizações trabalham para que todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Além disso, o TFA nos permite aprender com sua trajetória. Há alguns anos, o Business Insider, um site de notícias dos EUA, publicou uma matéria intitulada “Why Google Loves Teach for America” (Por que o Google ama o Teach for America). O artigo explica o diferencial que o Programa da organização traz para a carreira de seus participantes e ex-alunos, e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. Confira abaixo a matéria traduzida: Porque o Google ama o Teach for America   Pessoas que buscam emprego no Google talvez queiram passar alguns anos como professores primeiro. Um porta-voz da empresa disse ao Business Insider que atualmente existem mais de 100 pessoas no Google que anteriormente participaram do Teach for America (TFA), um programa de dois anos que coloca graduados(as) de elite como professores(as) em escolas públicas urbanas e rurais carentes. O Google adora contratar pessoas do programa porque ele exige que recém-formados pensem rapidamente e tenham sucesso em um ambiente desafiador, duas qualidades que a empresa considera essenciais para os funcionários assim que chegam ao Google. Na verdade, a empresa até tem uma parceria com o TFA que permite que pessoas que receberam uma oferta de emprego com o gigante da tecnologia adiem sua aceitação por dois anos para cumprir o compromisso com o TFA. Conversamos com a porta-voz do Google, Meghan Casserly, e A.T. McWilliams, alumnus do TFA e membro da equipe de comunicação do Google, sobre o que torna o TFA especial e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. “As pessoas graduadas do TFA precisam orientar seus e suas estudantes em um ambiente onde a motivação nem sempre é garantida. e resolver problemas muito complexos que exigem paciência, perseverança e comprometimento – coisas que realmente valorizamos no Google”, disse Casserly, chefe de comunicação cultural da empresa, ao Business Insider. “É difícil encontrar profissionais talentosos com esse tipo de experiência intensa tão cedo em suas carreiras.” Um ano antes de se formar em Yale em 2012, McWilliams trabalhou como estagiário no Google, fazendo relações públicas para o departamento de publicidade da empresa e posteriormente recebeu uma oferta de emprego. No entanto, ele escolheu aceitar uma das aproximadamente 5.800 cobiçadas vagas do TFA oferecidas aos membros da turma de 2012 (entre quase 50.000 candidatos), sendo designado como professor de primeiro ano em uma escola no bairro de baixa renda de Brownsville, no Brooklyn, Nova York. Lá, McWilliams aprendeu uma série de habilidades que, segundo ele, o ajudaram a ser mais eficiente em seu trabalho no Google, onde se tornou um membro em tempo integral da equipe de comunicações corporativas da empresa em Nova York no último verão. Para começar, os membros do Teach For America recebem apenas cinco semanas de treinamento intensivo antes de começarem a ensinar. Como resultado, McWilliams precisou aprender no trabalho e criar soluções criativas que ajudassem cada um de seus 30 alunos a aprender o material que estava ensinando. Essa experiência seria útil no Google, onde novas pessoas são esperadas para contribuir imediatamente, com a esperança de que sua falta de experiência possa dar aos membros mais antigos da equipe uma nova perspectiva sobre qualquer problema que estejam tentando resolver. Ensinar o primeiro ano também exigiu de McWilliams encontrar maneiras de medir seu desempenho, semelhante à forma como ele precisaria se avaliar por meio do famoso sistema de Objetivos e Resultados-Chave do Google, por meio do qual os funcionários estabelecem uma série de metas mensuráveis para si mesmos. Talvez o mais importante, o TFA o forçou a pensar profundamente sobre como as pessoas aprendem e usar esse conhecimento para resolver problemas difíceis. Durante seus dois anos na sala de aula, McWilliams descobriu que ele mesmo era um aprendiz visual e desenvolveu estratégias para superar desafios em uma sala de aula onde cada aluno tinha necessidades de aprendizado individuais. Ele diz que, embora ainda não esteja encarregado de gerenciar pessoas, essas habilidades o prepararam para assumir tal cargo no futuro e o tornaram um comunicador melhor com seus próprios chefes. “No Teach for America, você não está apenas aprendendo a ensinar outra pessoa, mas também está aprendendo quais fatores ajudam alguém a aprender melhor”, diz McWilliams. “Você ficaria surpreso com o quanto estudantes do primeiro ano se assemelham aos adultos.” Por fim, ele diz que a resolução criativa de problemas que ele fez para se comunicar com estudantes é semelhante à “triagem corporativa” que ele faz todos os dias ao tentar descobrir a melhor maneira de explicar um novo produto do Google ao público. Em sua opinião, essas habilidades não são apenas aplicáveis ​​em relações públicas ou no Google. Na verdade, muitos de seus colegas no programa Teach for America agora estão transferindo com sucesso o que aprenderam do programa para seus estudos em faculdades de direito e medicina. “Acredito que a experiência do Teach for America é realmente

Histórias inspiradoras

Conheça a história da advogada que teve coragem para escolher uma carreira com impacto social

Confira a entrevista com Jaqueline Vitoria, ensina (participante do programa) de 2021, graduada em Direito e descubra: a importância de refletirmos sobre a nossa trajetória.

Depoimentos

O impacto do Ensina Brasil para além dos números: Carta de nossa aluna Larissa

Que a rede Ensina Brasil está transformando realidades pelo país, não há dúvida. A cada nova história, vemos como o impacto começa na sala de aula e se espalha, ganhando força quando nossos alumni assumem posições de liderança em organizações que movem a educação brasileira. Desde 2017, já são mais de 420 mil estudantes impactados diretamente por essa rede que acredita no poder da educação para mudar o futuro. E esse número só cresce, junto com o nosso compromisso. Mas já pensou no significado desses números para quem está na linha de frente desse impacto? Já imaginou que por trás desses dados há rostos e uma rede de conexões genuínas entre ensinas e estudantes? Nós transformamos vidas para transformar o país, e hoje trazemos as palavras de alguém que teve a vida tocada por nossa rede. Aqui está a carta emocionante de Larissa, aluna de Isabel Ávila, ensina 2022 em São Luís (MA): Carta para a professora Bel e Ensina Brasil Foto 1: Isabel e Larissa “Quando eu estava, literalmente, perdida no meio do caos, a professora Bel me ajudou sendo o meu porto seguro e me tranquilizou com palavras de afirmação. Nessa fase, ela acreditava em mim mais do que eu mesma. Lembro que, na época, eu havia decidido não fazer o ENEM e nem o PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação) da UEMA¹, pois eu tinha certeza de que não ia passar em nada. Contudo, a professora Bel fez uma força tarefa junto com o Movimento AMPLIA² para que todos os alunos do terceiro ano da minha antiga escola conseguissem se inscrever nas provas de vestibular. Por causa da professora Bel, fizemos a minha inscrição nas duas provas (ENEM e PAES), e ela me ajudou desde a inscrição até unir toda a documentação para as universidades. Eu diria que a trajetória para a aprovação foi mais árdua do que eu imaginei: inúmeras noites de sono perdidas, falhas em outras áreas da minha vida e perda de vida social. Se torna tudo mais difícil quando não se tem apoio de quem a gente precisa, e eu não tinha o apoio necessário. Entretanto, a professora Bel me mostrou também que eu não precisava de ninguém além de mim mesma. Escolher a Geografia não foi um caminho difícil, pois eu sempre tive boa experiência com meus professores dessa disciplina e também tinha boas notas, mas não era algo que passava no meu primeiro plano, não seria meu ‘plano A’. Mas dentre as opções que eu tinha no SISU, a Geografia era a mais próxima dos cursos que eu pensava em cursar. Enquanto as minhas opções já tinham sido lançadas no SISU, eu fiquei lembrando das aulas de Geografia que a professora Bel havia ministrado, lembrei da aula de campo no mangue e das aulas pré-campo que ela falava sobre os trópicos, sobre precipitação e a localização dos manguezais no globo. Eu via a paixão dela ao ensinar Geografia para nossa turma. A sensação de ver o nome na lista dos aprovados é inexplicável, eu nunca saberia definir em palavras o que eu senti. Mas uma sensação que com certeza ficará por muito tempo, é a leveza e sensação de ‘finalmente’. Quando a ficha começa a cair, o sentimento de dever cumprido de ver que todo o meu esforço, e tudo que eu abdiquei, no fim, valeu a pena! E hoje eu acredito que metade da minha vida acadêmica eu devo à professora Isabel Ávila, a querida professora carioca que me ajudou e motivou desde a primeira vez que ela me viu. Algum dia quero ser o alicerce para os meus alunos, igual a professora Bel foi para mim e para todo o terceiro ano da nossa escola.“ Essa a força do Ensina Brasil: não apenas transformar estatísticas, mas tecer histórias reais de inspiração como a da Larissa. Cada carta, cada sorriso e cada aprovação mostra que nosso trabalho vai muito além dos números. Por essa histórias que continuamos acreditando no poder da educação e no impacto de cada estudante que, ao ser enxergado, descobre também sua própria capacidade de enxergar um novo futuro. 1. UEMA: Universidade Estadual do Maranhão 2. Movimento AMPLIA: Organização fundada pelo nosso alumni Cristiano Ferraz que visa promover a inclusão da juventude preta, parda e indígena à universidade

Histórias inspiradoras

Liderança na prática: a trajetória de Marcela no universo do impacto social

Adaptação de uma matéria escrita originalmente por Vitor Soares e publicada no portal Na Prática em agosto de 2022 Falamos muito de liderança por aqui, mas ela vai muito além do discurso. No Trainee Ensina, você faz, aprende e transforma. Ao enfrentar desafios reais e complexos da educação pública, nossos participantes desenvolvem uma liderança que nasce da prática — com escuta, sensibilidade e tomada de decisão em contextos desafiadores. Marcela Aguiar, de Minas Gerais, se formou em Direito pela PUC Minas em 2018. Aos 26 anos, ela deu um salto inesperado na carreira ao ser aprovada no Trainee Ensina Brasil. Alocada em Caruaru/PE, trocou o escritório de advocacia pela sala de aula. Em um cenário de vulnerabilidade social agravado pela pandemia de Covid-19, ela foi desafiada a liderar de maneira empática e colaborativa. Essa vivência moldou profundamente sua trajetória. Depois do Trainee, Marcela passou por empresas privadas, participou de um trainee de gestão pública e, atualmente, atua como Assessora de Gabinete na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém/PA. Os aprendizados de Marcela Segundo Marcela, ter passado pelo Trainee Ensina Brasil foi um divisor de águas na sua vida. A experiência em sala de aula, ela diz, possibilitou que ela desenvolvesse habilidades de liderança, comunicação assertiva e escuta ativa. Essas mesmas habilidades seguiram comigo em todas os vínculos profissionais que eu tive após o Trainee”, explica. “Os dois anos como Educadora-Educanda na Escola Municipal Prof José Laurentino Santos, em Caruaru, me permitiram ter sensibilidade, empatia e propriedade do contexto complexo que é uma escola, um estudante, uma gestão e toda uma rede. Toda essa vivência e esses aprendizados foram essenciais para o meu vínculo atual.” Além disso, Marcela diz que a experiência a ajudou a entender um valor que é comum a todos que passam pelo Programa: o de que todos são alunos. ‘Ser professora me ensinou, acima de tudo, que a sala de aula é muito mais um ambiente de troca do que de transferência de conhecimentos. As trocas com os estudantes, assim como em qualquer outro espaço de trabalho que eu ocupo e que eu venha a ocupar, precisam ser estabelecidas em um ambiente seguro para errar, para recalcular a rota e, principalmente, precisam ser construídas coletivamente”. No Trainee Ensina, a liderança não é teórica.Ela é construída com base na vivência, na resolução de problemas reais e no desenvolvimento de competências que o mercado valoriza: escuta ativa, inteligência emocional, adaptabilidade, visão sistêmica e compromisso com o impacto.É sobre liderar com propósito e carregar essa experiência por toda a vida profissional.

Histórias inspiradoras

Do voluntariado da AIESEC para o Trainee Ensina Brasil

Você se lembra de qual momento ou quais fatores de sua trajetória contribuíram para que hoje você tivesse o desejo de trabalhar com propósito e desenvolver as habilidades necessárias para ser uma liderança de impacto? Vamos te mostrar como o Severino Amorim Neto, mais conhecido como Neto, administrador e alumni do Trainee Ensina, descobriu seu desejo de trabalhar com propósito e construir uma carreira de impacto. Como Neto tornou-se uma liderança que atua com impacto? “Entender meu papel na sociedade e meu propósito foram marcos importantes para trilhar meus caminhos até aqui. Sou o Neto Amorim, natural do interior da Paraíba e formado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2014, em algumas idas e vindas na internet, encontrei a AIESEC e adorei ler sobre os diversos assuntos no site, especialmente sobre uma paixão recém-descoberta: intercâmbio. Tentei meu primeiro processo seletivo para essa organização e confesso que não tive um bom resultado. “A AIESEC parece ótima, mas não foi feita pra mim”, pensei. Lembro-me disso e imagino o que seria de mim se tivesse desistido no meu primeiro processo seletivo. Engano meu, aquele lugar era pra mim sim. Um mês depois, tentei um novo processo seletivo dentro da organização e fui aprovado. Aqueles primeiros meses dentro da AIESEC me fizeram perceber várias possibilidades dentro do mercado, na minha vida pessoal e na minha vida acadêmica. Falar e viver sobre cultura organizacional, metas e desafios diários eram fundamentais para um bom AIESECo. Foram diversos treinamentos, capacitações, encontros, reuniões gerais e conferências para entender meu real propósito naquele lugar. Dois anos depois, eu me tornei presidente da AIESEC na minha cidade (Campina Grande) e entendi que os caminhos trilhados e as dificuldades enfrentadas até ali faziam parte do meu processo de liderança. A AIESEC me mostrou uma universidade que eu ainda não conhecia e fez total sentido para as vivências locais que eu precisava ter para ser um profissional melhor. O desafio de ser gestor e representar uma organização com um propósito tão claro era realmente oportuno. Eu precisava ser a minha melhor versão todos os dias. Sabia que tinha que errar e aprender para conseguir ser bom o suficiente para aquele trabalho. Confesso que foi até difícil encerrar essa jornada e desapegar de todas as vivências diárias daquele espaço, mas com a certeza de que a bagagem de aprendizado andaria comigo por onde fosse. Ao tempo que digito esse texto, imagino as mesmas palavras para o Ensina Brasil: o Trainee Ensina foi um encontro muito parecido com a AIESEC. Em uma busca pela internet, após o término da universidade e alguns empregos frustrantes, eu precisava encontrar um lugar que me tirasse totalmente da zona de conforto e pudesse turbinar a minha experiência profissional, como aconteceu na AIESEC. Uma palavra que me chamou atenção durante esse contato inicial foi liderança e perceber que isso era aplicado na educação me chamava muita atenção. Quando eu reconheci que era o momento de participar do processo seletivo e entendi que o programa se aproxima muito do que eu buscava no momento, não tive dúvidas que deveria tentar.   Eu precisava perceber que foi a AIESEC que despertou esse sentimento de vontade para fazer acontecer, mudar minha realidade e sair da zona de conforto. E foi no Ensina, no trabalho diário e árduo dentro da escola, que consegui colocar na prática minha motivação para trabalhar com educação. Eu não consigo imaginar uma história em que as duas organizações não fizessem parte e se encaixassem para cada momento que eu precisava, reconhecendo o papel da minha liderança no espaço em que atuo e com todas as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do caminho.”   Incrível, né? E você, está pronto(a) para trilhar seu próprio caminho de liderança e transformar a educação no Brasil? Compartilhe nos comentários se você se identifica com a história do Neto e o que mais te inspirou na trajetória dele! Um abraço,Time do Processo Seletivo do Ensina Brasil.

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