Ir para o conteúdo
Logo Ensina Brasil
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
Instagram Facebook Linkedin Youtube
[wpdreams_ajaxsearchlite]
Logo Ensina Brasil
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
Instagram Facebook Linkedin Youtube
Pesquisar
Logo Ensina Brasil
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
Instagram Facebook Linkedin Youtube
Pesquisar

Histórias inspiradoras

Histórias inspiradoras

O que grandes nomes do impacto social dizem sobre o Ensina Brasil

Quando o assunto é transformar a educação, o Ensina Brasil tem chamado a atenção de vários nomes importantes no impacto social. Líderes da área destacam como o programa consegue levar jovens talentosos para dentro das escolas públicas, criando um movimento de mudança real. Não é só sobre carreira, é sobre fazer a diferença onde mais importa! Esses grandes nomes acreditam que o Ensina Brasil está ajudando a construir um futuro mais justo e igualitário, inspirando uma galera a se envolver de verdade na causa e a criar impacto de longo prazo. Olha só o recado que o Edu Lyra, empreendedor social, ativista, criador da ONG Gerando Falcões e conselheiro do Ensina Brasil tem para você! O caminho para o Maracanã de fanáticos pela educação é longo, mas extremamente importante para as mudanças que queremos ver no Brasil! Um caso que o Denis Mizne, nosso Conselheiro e Presidente da Fundação Lemann, ouviu do CEO da Skoll Foundation sobre a importância do Teach for America nas reformas educacionais dos Estados Unidos. Se você também acredita que a educação pode transformar o Brasil, o Ensina Brasil é um caminho para colocar a mão na massa. Venha fazer parte dessa mudança!

Ensina Brasil

Sucesso + propósito: conheça 5 alumni que chegaram a posições de liderança

Aqui no Ensina, nós entendemos que sucesso não é só sobre seguir um caminho tradicional, mas sim sobre encontrar um propósito, causar impacto e se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo. Neste post, vamos mostrar como cinco alumni do nosso programa estão liderando organizações relevantes e transformando suas carreiras em histórias inspiradoras de impacto social e crescimento profissional. Veja como essas trajetórias mostram que é possível alcançar o sucesso ao mesmo tempo em que se faz a diferença no mundo. Prepare-se para se inspirar e descobrir como você também pode combinar impacto e avanço na sua própria jornada! Alan Carvalho Alumni da Turma de 2017, faz parte das redes de líderes da Fundação Lemann e da Fundação Estudar. Natural de Salvador/BA, Alan é a primeira geração da sua família a cursar o Ensino Superior, tendo se formado em Engenharia Mecatrônica pela USP. Durante sua participação no programa Ensina, ele teve a oportunidade de implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 7° e 8° ano, desenvolvendo um aplicativo para agendar consultas e acessar informações sobre o posto de saúde local, uma solução que atendeu a uma necessidade crucial da comunidade escolar.Após o Programa EB, Alan decidiu aprofundar seus estudos e iniciou um mestrado em Tecnologia Instrucional na Universidade de Columbia, uma fase intensa de aprendizado e descobertas. Atualmente, ele ocupa o cargo de Superintendente na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. Kézia Murta Kézia Murta, alumni de 2018 do antigo polo de Vitória-ES, atuou como professora de matemática na EEFM Catharina Chequer, em Vila Velha. É formada em Engenharia Civil pela UFBA com graduação sanduíche na University of Manitoba e durante sua experiência no programa, enfrentou desafios complexos, como gerenciar uma sala de aula com estudantes de idades variadas, alta taxa de rotatividade das composições de sala de aula e descontinuidades históricas nas gestões escolares. A experiência e todas iniciativas que conseugiu mobilizar junto a comunidade escola reforçou sua convicção de que é possível construir uma escola pública de qualidade, onde as pessoas são a chave para a transformação desejada. Nos últimos anos, Kézia liderou a área de Alumni do Ensina Brasil, contribuindo para o crescimento da rede e a ampliação das oportunidades, e também assumiu a Gerência de Novas Frentes do Ensina Brasil, com o objetivo de desenvolver soluções e programas que expandam o impacto transformador da experiência que vivenciou. Atualmente é Gerente de Gerente de Estratégia, Avaliação e Pesquisa e mestranda em gestão e políticas públicas na FGV|EAESP. Seu sonho é ver a educação pública brasileira se tornar uma referência global, impulsionada por pessoas comprometidas com a mudança. Francielle dos Santos Bacharel em Matemática aplicada para Negócios pela USP, Francielle dos Santos é alumna da primeira turma do Ensina, atuou em Campo Grande (MS). Durante os dois anos no programa, Francielle teve uma experiência enriquecedora, aprendendo com colegas, gestão escolar e, principalmente, com seus alunos. A rede de tutores e colegas do Ensina proporcionou oportunidades valiosas para refletir sobre a prática pedagógica, desenvolver projetos, aprofundar conhecimentos e estabelecer conexões importantes no ecossistema educacional. Em seu último trabalho, Francielle ocupou o cargo de Gerente Pedagógica no Instituto Canoa, onde colaborou com instituições de ensino superior para implementar um programa de formação continuada de professores. Seu foco foi desenvolver salas de aula equitativas e democráticas. A experiência como professora durante o Ensina moldou sua abordagem profissional, incentivando-a a buscar soluções para as desigualdades educacionais com um senso de urgência e esperança. Ela acredita firmemente que, com trabalho e dedicação, é possível garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes. Atualmente, Francielle é mestranda em International Comparative Education na Universidade Stanford. Ivan Gontijo Economista formado pela UFRJ, Ivan teve experiências em diversos setores durante a graduação, tais como consultoria e no mercado financeiro, mas decidiu passar por uma transição de carreira em busca de maior propósito e se dedicar ao campo da Educação Básica. É alumni da turma 2017, quando atuou como professor em Cuiabá – MT. Ivan acredita e trabalha por um Brasil capaz de promover educação de qualidade para todas as crianças e jovens, e almeja construir uma carreira de impacto em políticas públicas atuando em diferentes organizações desse ecossistema, tais como governos, terceiro setor e organismos internacionais. Atualmente é Gerente de Políticas Educacionais no Todos pela Educação, uma organização do 3º setor que atua desde 2006 para melhorar as políticas públicas da Educação Básica no Brasil e tem como meta central produzir conhecimento técnico e propostas para subsidiar o poder público Akira Tsuzuki Formado em Engenharia de Energia e Automação pela USP, Akira é alumni 2017. Atuou em Cuiabá – MT, onde lecionou Matemática para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Akira garante que o Ensina Brasil trouxe a ele bons amigos, experiências fantásticas, habilidades de resolução de conflitos e gestão de projetos, além de um conhecimento aprofundado sobre Cuiabá/MT. E diz ainda que é muito grato por tudo e, embora a jornada tenha sido desafiadora, faria tudo novamente de coração aberto. Seu último trabalho foi como Gerente de Treinamento e Desenvolvimento na Armac, uma empresa de soluções em máquinas e serviços para operações em todo o país. Trabalhando na educação profissional, o que o motivava é saber que ainda ouvirá muitas histórias de crescimento na carreira impulsionado pelos cursos da equipe de Treinamentos da Armac. Saber que ele impactou positivamente a vida acadêmica de alguém, assim como um professor também já fez com ele, é uma grande satisfação.

Histórias inspiradoras

Dicas de carreira do head do Google para você reinventar a sua jornada

Você já se perguntou como escolher um caminho após a graduação, com as múltiplas possibilidades de carreira? O que fazer com esse diploma que você acabou de receber? André Barrence, conselheiro administrativo do Ensina Brasil e Head do Google For Startups é um exemplo inspirador de como trilhar um caminho profissional baseado em interesses pessoais e aprendizado contínuo. Natural de São Paulo, André cresceu em uma família que valorizava a educação e a visão de futuro. Com uma base sólida, ele seguiu uma trajetória diversificada, acumulando graduações em Direito, Economia, Educação e Governo, estudando em instituições renomadas como UFMG, Harvard, LSE e MIT. Durante sua palestra na Conferência Gestão e Inovação da Fundação Estudar, André compartilhou como suas escolhas profissionais foram guiadas por seus interesses e como ele uniu suas paixões para construir uma carreira significativa. Desde o início, ele percebeu que temas como regulação tecnológica e desenvolvimento econômico com recursos públicos eram áreas nas quais ele queria se aprofundar. A jornada de André exemplifica como o autoconhecimento e a busca por oportunidades podem transformar uma carreira. Aos 28 anos, ele foi convidado para ser secretário de planejamento do governo de Minas Gerais, onde ajudou a criar um projeto de lei que permitia ao estado investir em startups, direcionando recursos “da velha economia para a nova”. Essa experiência o levou a se tornar Head do Google For Startups Brasil, onde ele continua a ampliar seu impacto, desenvolvendo mais de 600 startups e criando fundos específicos para projetos de diversidade. Encontre o que Importa para você André acredita que a chave para uma carreira bem-sucedida está na disposição de continuar aprendendo em todas as fases da vida. Para ele, a graduação é apenas um ponto de partida ou uma etapa em uma jornada contínua de desenvolvimento. A história de André Barrence nos ensina que nossas escolhas profissionais não precisam ser limitadas pela graduação. O importante é seguir nossos interesses, buscar oportunidades e estar sempre disposto a aprender e se adaptar. Trabalhar com o que importa é possível quando unimos paixão e propósito em nossa trajetória profissional. No Ensina Brasil, acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades. Assim como André, nossos(as) participantes são incentivados(as) a desenvolver habilidades de liderança e a enfrentar desafios complexos, preparando-se para carreiras de impacto. E aí, preparado(a) para reinventar a sua jornada profissional?

Ensina Brasil

Da rede municipal de Cuiabá para a ONU: O Impacto Real do Nosso Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Hoje queremos te apresentar a história incrível da Clara, que foi aluna de alguns dos nossos ensinas lá em 2017. Aos 17 anos, Clara, aluna da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida em Cuiabá, foi convidada pela ONU para representar o Brasil na 14ª Conferência Internacional da Juventude pelos Direitos Humanos em Nova York. Ela falou sobre seu projeto “Restaurando Vidas”, que buscava melhorar a perspectiva de vida de jovens com dificuldades emocionais, desmotivados e com baixa autoestima. O projeto que mudou tudo “Restaurando Vidas” é o projeto que Clara desenvolveu para despertar o interesse pelos estudos em crianças e adolescentes através de dinâmicas socioeducativas. A ONU notou o impacto desse projeto e convidou Clara para compartilhar sua história. Acompanhada por seus professores (entre eles o alumni Yuri Piraccinie) e sua diretora, Clara mostrou ao mundo a transformação que estava acontecendo em sua escola e comunidade. Nesse TEDx, a Clara encoraja outros jovens a se desafiarem, através de sua inspiradora história de superação que originou a criação do projeto Restaurando Vidas. De Estudante a Líder Global O impacto do nosso programa na vida de Clara foi tão significativo que ela foi convidada novamente para participar da 18ª Conferência da Juventude na Luta pelos Direitos Humanos da ONU, em 2024. Agora formada em Direito e professora universitária, Clara continua a fazer a diferença através de projetos de extensão que levam informações sobre Direitos Humanos e a Constituição Federal para diversas instituições, como creches, escolas e asilos. “Clara ganhou um mentor para o resto da vida […] Minha jornada em Cuiabá e o apoio à Clara dizem muito sobre quem eu sou e sobre o impacto que busco neste momento da minha carreira na Cogna: fomentar o desenvolvimento, a empregabilidade e a renda daqueles que nunca imaginaram cursar o Ensino Superior.” – Yuri Chaya, Alumnus 2017, formado em Administração Pública na Universidade de Estado de Santa Catarina e Gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Cogna Educação. Impacto de verdade! A Clara exemplifica como nossos(as) estudantes podem assumir o protagonismo e contar suas próprias histórias, inspirando outros(as) jovens a se desafiarem e a buscarem uma educação de qualidade. Ela ainda afirma:“Eu me sinto parte do Ensina Brasil porque fui aluna de Ensinas e o programa me marcou profundamente.” A participação dela em eventos internacionais, como a Conferência da ONU, destaca o potencial da nossa rede em causar um impacto global. *Yuri Chaya é formado em Administração Pública na Universidade de Estado de Santa Catarina, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FGV, mestre em Liderança, Política eGestão Pública pela FAAP e Gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Cogna Educação. No Ensina Brasil, somos comprometidos(as) em transformar a educação brasileira através do desenvolvimento de lideranças. A Clara é apenas um exemplo de como nosso programa pode impactar a vida dos(as) alunos(as) e capacitá-los(as) a se tornarem agentes de mudança. Contamos com você para fazer parte da rede global que está transformando a educação no Brasil e a contribuir para o desenvolvimento de futuras lideranças! Confira na íntegra as matérias sobre as participações da Clara Vaz no evento da ONU para a juventude:https://www3.seduc.mt.gov.br/-/8562154-estudante-de-cuiaba-fala-sobre-participacao-em-conferencia-da-onuhttps://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2024/07/15/professora-de-mt-e-convidada-a-representar-o-brasil-em-conferencia-da-onu-em-nova-york.ghtml

Depoimentos

GenZ, a CEO do Teach for All tem um recado para você!

Influenciando decisões globais: Teach for All na Assembleia das Nações Unidas Nós já sabemos que o Ensina Brasil e o Teach for All contribui para três dos dezessete ODS da ONU , e podemos ilustrar a influência da Rede nos fóruns de decisão global com o discurso da Wendy Kopp, CEO do Teach for All e fundadora do Teach for America, primeira organização da Rede, na Assembleia das Nações Unidas no dia 11 de agosto de 2023. A CEO foi convidada a discursar em razão do Dia Internacional da Juventude em 2023, comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi estabelecida Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta. Confira abaixo alguns trechos da fala de Wendy Kopp: “[…] podemos resolver os desafios que enfrentamos – mas a questão é que isso exige toda a energia e liderança de muitas pessoas. Não chegaremos lá com muitas pessoas defendendo e levantando a voz sozinhas. Precisamos de pessoas na arena – trabalhando nas nossas comunidades mais marginalizadas, enfrentando os problemas com o seu tempo e energia. É por isso que podemos olhar para as escolhas de carreira dos líderes da sua geração e saber qual será a trajetória do nosso mundo dentro de alguns anos. Irá a sua geração enfrentar as desigualdades sistêmicas arraigadas que persistem em todos os setores do mundo? Você investirá seu tempo e energia para ajudar a fazer as transições cruciais nos sistemas energéticos, de transporte e alimentares do mundo, a fim de garantir a sustentabilidade do planeta? Você trabalhará para promover a paz em áreas de conflito? Há muito potencial. A sua geração(geração Z) está mais comprometida com a diversidade, a equidade, a inclusão, a justiça e a sustentabilidade do que qualquer outra que existiu antes – e você está mais consciente das ameaças a todas estas coisas. Mas até agora, as escolhas profissionais da sua geração parecem extremamente semelhantes às das gerações anteriores. Muitos na sua geração continuam a ver os seus empregos como meios para atingir um fim – como uma fonte de recursos e relações que irão permitir o seu bem-estar pessoal e permitir-lhes serem defensores e talvez filantropos mais tarde. Mas se quisermos abordar os enormes problemas que as pessoas e o planeta enfrentam, precisamos que os líderes mais promissores da sua geração se concentrem totalmente neles. Precisamos que você escolha empregos que lhe permitam alinhar toda a sua energia profissional com seus valores.” (tradução livre) Você pode conferir o discurso completo da Wendy Kopp na ONU pelo dia da juventude (na íntegra em inglês ou traduzido para português) aqui Quer saber mais sobre a atuação do TFALL? Separamos também alguns materiais especiais sobre o Teach for All que podem ser do seu interesse: Espero que sejam boas leituras!

Histórias inspiradoras

Conheça a história da advogada que reinventou a jornada para trabalhar com impacto social

Confira a entrevista com Jaqueline Vitoria, ensina (participante do programa) de 2021, graduada em Direito e descubra: a importância de refletirmos sobre a nossa trajetória.

Histórias inspiradoras

Nunca dei aula, e agora?

Sabemos das preocupações que surgem, para quem nunca deu aula, por isso nesse conteúdo compartilhamos como te ajudamos nessa experiência profissional!

Histórias inspiradoras

Do voluntariado da AIESEC para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil

Você se lembra de qual momento ou quais fatores de sua trajetória contribuíram para que hoje você adquirisse o desejo de trabalhar com propósito e desenvolver as habilidades necessárias para ser uma liderança de impacto? No texto abaixo, vamos te mostrar como o Severino, mais conhecido como Neto, administrador e alumni do Programa, descobriu seu desejo de trabalhar com propósito e construir uma carreira de impacto. Como a liderança é pauta? “Entender meu papel na sociedade e meu propósito foram marcos importantes para trilhar meus caminhos até aqui. Sou o Neto Amorim, natural do interior da Paraíba e formado em Administração. Em 2014, em algumas idas e vindas na internet, encontrei a AIESEC e adorei ler sobre os diversos assuntos no site, especialmente sobre uma paixão recém-descoberta: intercâmbio. Tentei meu primeiro processo seletivo para essa organização e confesso que não tive um bom resultado. “A AIESEC parece ótima, mas não foi feita pra mim”, pensei. Lembro-me disso e imagino o que seria de mim se tivesse desistido no meu primeiro processo seletivo. Engano meu, aquele lugar era pra mim sim. Um mês depois, tentei um novo processo seletivo dentro da organização e fui aprovado. Aqueles primeiros meses dentro da AIESEC me fizeram perceber várias possibilidades dentro do mercado, na minha vida pessoal e na minha vida acadêmica. Falar e viver sobre cultura organizacional, metas e desafios diários eram fundamentais para um bom AIESECo. Foram diversos treinamentos, capacitações, encontros, reuniões gerais e conferências para entender meu real propósito naquele lugar. Dois anos depois, eu me tornei presidente da AIESEC na minha cidade (Campina Grande) e entendi que os caminhos trilhados e as dificuldades enfrentadas até ali faziam parte do meu processo de liderança. A AIESEC me mostrou uma universidade que eu ainda não conhecia e fez total sentido para as vivências locais que eu precisava ter para ser um profissional melhor. O desafio de ser gestor e representar uma organização com um propósito tão claro era realmente oportuno. Eu precisava ser a minha melhor versão todos os dias. Sabia que tinha que errar e aprender para conseguir ser bom o suficiente para aquele trabalho. Confesso que foi até difícil encerrar essa jornada e desapegar de todas as vivências diárias daquele espaço, mas com a certeza de que a bagagem de aprendizado andaria comigo por onde fosse. Ao tempo que digito esse texto, imagino as mesmas palavras para o Ensina Brasil: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças foi um encontro muito parecido com a AIESEC. Em uma busca pela internet, após o término da universidade e alguns empregos frustrantes, eu precisava encontrar um lugar que me tirasse totalmente da zona de conforto e pudesse turbinar a minha experiência profissional, como aconteceu na AIESEC. Uma palavra que me chamou atenção durante esse contato inicial foi liderança e perceber que isso era aplicado na educação me chamava muita atenção. Quando eu reconheci que era o momento de participar do processos eletivo e entendi que o programa se aproxima muito do que eu buscava no momento, não tive dúvidas que deveria tentar. Eu precisava perceber que foi a AIESEC que despertou esse sentimento de vontade para fazer acontecer, mudar minha realidade e sair da zona de conforto. E foi no Ensina, no trabalho diário e árduo dentro da escola, que consegui colocar na prática minha motivação para trabalhar com educação. Eu não consigo imaginar uma história em que as duas organizações não fizessem parte e se encaixassem para cada momento que eu precisava, reconhecendo o papel da minha liderança no espaço em que atuo e com todas as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do caminho.” Incrível, né? E você, está pronto(a) para trilhar seu próprio caminho de liderança e transformar a educação no Brasil? Compartilhe nos comentários se você se identifica com a história do Neto e o que mais te inspirou na trajetória dele! Um abraço,Time do Processo Seletivo do Ensina Brasil. Um abraço, Time do Processo Seletivo do Ensina Brasil.

Histórias inspiradoras

Liderança na prática: a trajetória de Marcela no universo do impacto social

Matéria escrita originalmente por Vitor Soares e publicada no portal Na Prática em agosto de 2022. Marcela Aguiar, de Minas Gerais, se formou em Direito pela PUC em 2018. Aos 26 anos, deu um salto inesperado na carreira ao ser aprovada no Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil. Alocada em Caruaru, Pernambuco, ela se viu em um ambiente totalmente diferente do escritório de advocacia onde trabalhava: além de enfrentar a vulnerabilidade do entorno escolar, Marcela lidou com a pandemia de Covid-19, que agravou os desafios na educação pública. A experiência de Marcela como professora a motivou a continuar na área educacional. Ela trabalhou em empresas privadas, foi trainee de gestão pública e, atualmente, está na Secretaria Estadual de Educação da Paraíba. Marcela agora trabalha com políticas públicas para implementar o ensino integral nas escolas da Paraíba. Para ela, esse modelo é crucial para a educação no Brasil e já traz benefícios onde é aplicado. “O(a) estudante passa um tempo maior na escola, se alimenta melhor, acessa uma gama maior de disciplinas e tem a oportunidade de construir um projeto de vida”, explica ela. “São coisas que muitos deles não têm no modelo de ensino tradicional”. Os aprendizados de Marcela Segundo Marcela, ter passado pelo Ensina Brasil foi um divisor de águas na sua vida. A experiência em sala de aula, ela diz, possibilitou que ela desenvolvesse habilidades de liderança, comunicação assertiva e escuta ativa. Essas mesmas habilidades seguiram comigo em todas os vínculos profissionais que eu tive após o Programa”, explica. “Os dois anos como Educadora-Educanda na Escola Municipal Prof José Laurentino Santos, em Caruaru, me permitiram ter sensibilidade, empatia e propriedade do contexto complexo que é uma escola, um estudante, uma gestão e toda uma rede. Toda essa vivência e esses aprendizados foram essenciais para o meu vínculo atual.” Além disso, Marcela diz que a experiência a ajudou a entender um valor que é comum a todos que passam pelo Programa: o de que todos são alunos. ‘Ser professora me ensinou, acima de tudo, que a sala de aula é muito mais um ambiente de troca do que de transferência de conhecimentos. As trocas com os estudantes, assim como em qualquer outro espaço de trabalho que eu ocupo e que eu venha a ocupar, precisam ser estabelecidas em um ambiente seguro para errar, para recalcular a rota e, principalmente, precisam ser construídas coletivamente.’ “

Ensina Brasil

OSD da ONU: Como o Ensina Brasil contribui para a Agenda 2030

Você sonha em fazer a diferença no mundo, mas ainda não sabe por onde começar? Já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ou da Agenda 2030, e tem vontade de trabalhar diretamente com eles? Se você respondeu sim para uma das perguntas anteriores, vou te contar como o Ensina Brasil pode ajudar a transformar esses sonhos em realidade! Mas antes de tudo… Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um chamado global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas vivam em paz e prosperidade. São metas ambiciosas para transformar nosso mundo até 2030. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para alcançar um futuro melhor para todos, construído em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.¹ E o que o Ensina Brasil tem a ver com isso? O Ensina Brasil contribui para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU! Vamos falar um pouco sobre cada um deles: O primeiro é o Objetivo 4: Educação de qualidade. Este objetivo visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os estudantes (bem parecido com a nossa missão, não é mesmo?) Dentre outras ações, o ODS 4 busca:> Garantir que todas as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.> Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.> Aumentar a quantidade de professores e professoras qualificados(as), inclusive por meio da cooperação internacional para a formação desses e dessas profissionais. Você pode ler mais sobre o ODS 4 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4 O segundo é o Objetivo 10: Redução das desigualdades. Este objetivo fala sobre reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.  Dentre outras ações, o ODS 10 busca:> Promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.> Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados. Você pode ler mais sobre o ODS10 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/10 O terceiro é o Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação. Esse objetivo fala sobre reforçar parcerias globais para apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo colaborações eficazes entre governos, setor privado e sociedade civil. Por isso a nossa rede do Teach for All é tão importante! Dentre outras ações, o ODS 17 busca:> Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países> Reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação de países em desenvolvimento> Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes para transformar realidades Você pode ler mais sobre o ODS 17 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/17 Juntos, podemos garantir educação de qualidade para todos e todas, reduzir as desigualdades e fortalecer parcerias globais para um futuro mais justo e sustentável. Quer saber mais sobre como você pode fazer parte dessa transformação? Venha conosco e junte-se ao movimento por um #UmDia melhor para todos! Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial das Nações Unidas²Site oficial do Supremo Tribunal Federal

Página1 Página2

Quer ficar por dentro das novidades da nossa rede?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Rua Fidalga, 593 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05432 – 070.

  • Ainda ficou com dúvida? Entre em contato através de:
  • selecao@ensinabrasil.org
Desenvolvido por 
Logotipo Agência Knup
Rolar para cima