Aqui no Ensina, nós entendemos que sucesso não é só sobre seguir um caminho tradicional, mas sim sobre encontrar um propósito, causar impacto e se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo. Neste post, vamos mostrar como cinco alumni do nosso programa estão liderando organizações relevantes e transformando suas carreiras em histórias inspiradoras de impacto social e crescimento profissional. Veja como essas trajetórias mostram que é possível alcançar o sucesso ao mesmo tempo em que se faz a diferença no mundo. Prepare-se para se inspirar e descobrir como você também pode combinar impacto e avanço na sua própria jornada! Alan Carvalho Alumni da Turma de 2017, faz parte das redes de líderes da Fundação Lemann e da Fundação Estudar. Natural de Salvador/BA, Alan é a primeira geração da sua família a cursar o Ensino Superior, tendo se formado em Engenharia Mecatrônica pela USP. Durante sua participação no programa Ensina, ele teve a oportunidade de implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 7° e 8° ano, desenvolvendo um aplicativo para agendar consultas e acessar informações sobre o posto de saúde local, uma solução que atendeu a uma necessidade crucial da comunidade escolar.Após o Programa EB, Alan decidiu aprofundar seus estudos e iniciou um mestrado em Tecnologia Instrucional na Universidade de Columbia, uma fase intensa de aprendizado e descobertas. Atualmente, ele ocupa o cargo de Superintendente na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. Kézia Murta Kézia Murta, alumni de 2018 do antigo polo de Vitória-ES, atuou como professora de matemática na EEFM Catharina Chequer, em Vila Velha. É formada em Engenharia Civil pela UFBA com graduação sanduíche na University of Manitoba e durante sua experiência no programa, enfrentou desafios complexos, como gerenciar uma sala de aula com estudantes de idades variadas, alta taxa de rotatividade das composições de sala de aula e descontinuidades históricas nas gestões escolares. A experiência e todas iniciativas que conseugiu mobilizar junto a comunidade escola reforçou sua convicção de que é possível construir uma escola pública de qualidade, onde as pessoas são a chave para a transformação desejada. Nos últimos anos, Kézia liderou a área de Alumni do Ensina Brasil, contribuindo para o crescimento da rede e a ampliação das oportunidades, e também assumiu a Gerência de Novas Frentes do Ensina Brasil, com o objetivo de desenvolver soluções e programas que expandam o impacto transformador da experiência que vivenciou. Atualmente é Gerente de Gerente de Estratégia, Avaliação e Pesquisa e mestranda em gestão e políticas públicas na FGV|EAESP. Seu sonho é ver a educação pública brasileira se tornar uma referência global, impulsionada por pessoas comprometidas com a mudança. Francielle dos Santos Bacharel em Matemática aplicada para Negócios pela USP, Francielle dos Santos é alumna da primeira turma do Ensina, atuou em Campo Grande (MS). Durante os dois anos no programa, Francielle teve uma experiência enriquecedora, aprendendo com colegas, gestão escolar e, principalmente, com seus alunos. A rede de tutores e colegas do Ensina proporcionou oportunidades valiosas para refletir sobre a prática pedagógica, desenvolver projetos, aprofundar conhecimentos e estabelecer conexões importantes no ecossistema educacional. Em seu último trabalho, Francielle ocupou o cargo de Gerente Pedagógica no Instituto Canoa, onde colaborou com instituições de ensino superior para implementar um programa de formação continuada de professores. Seu foco foi desenvolver salas de aula equitativas e democráticas. A experiência como professora durante o Ensina moldou sua abordagem profissional, incentivando-a a buscar soluções para as desigualdades educacionais com um senso de urgência e esperança. Ela acredita firmemente que, com trabalho e dedicação, é possível garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes. Atualmente, Francielle é mestranda em International Comparative Education na Universidade Stanford. Ivan Gontijo Economista formado pela UFRJ, Ivan teve experiências em diversos setores durante a graduação, tais como consultoria e no mercado financeiro, mas decidiu passar por uma transição de carreira em busca de maior propósito e se dedicar ao campo da Educação Básica. É alumni da turma 2017, quando atuou como professor em Cuiabá – MT. Ivan acredita e trabalha por um Brasil capaz de promover educação de qualidade para todas as crianças e jovens, e almeja construir uma carreira de impacto em políticas públicas atuando em diferentes organizações desse ecossistema, tais como governos, terceiro setor e organismos internacionais. Atualmente é Gerente de Políticas Educacionais no Todos pela Educação, uma organização do 3º setor que atua desde 2006 para melhorar as políticas públicas da Educação Básica no Brasil e tem como meta central produzir conhecimento técnico e propostas para subsidiar o poder público Akira Tsuzuki Formado em Engenharia de Energia e Automação pela USP, Akira é alumni 2017. Atuou em Cuiabá – MT, onde lecionou Matemática para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Akira garante que o Ensina Brasil trouxe a ele bons amigos, experiências fantásticas, habilidades de resolução de conflitos e gestão de projetos, além de um conhecimento aprofundado sobre Cuiabá/MT. E diz ainda que é muito grato por tudo e, embora a jornada tenha sido desafiadora, faria tudo novamente de coração aberto. Seu último trabalho foi como Gerente de Treinamento e Desenvolvimento na Armac, uma empresa de soluções em máquinas e serviços para operações em todo o país. Trabalhando na educação profissional, o que o motivava é saber que ainda ouvirá muitas histórias de crescimento na carreira impulsionado pelos cursos da equipe de Treinamentos da Armac. Saber que ele impactou positivamente a vida acadêmica de alguém, assim como um professor também já fez com ele, é uma grande satisfação.