Escrita por Vitor Soares e publicada no portal Na Prática em agosto de 2022, confira a conversa com a nossa alumni Marcela Aguiar, em que conta como a experiência de ser professora em Caruaru pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças contribuiu para que hoje atue com políticas públicas para a educação. Confira abaixo:
“Nascida em Minas Gerais e formada em Direito pela PUC em 2018, a jovem Marcela Aguiar, de 26 anos, precisou dar um passo inimaginável, mas fundamental para sua carreira, quando foi aprovada pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil.
Alocada em Caruaru, no Pernambuco, ela de repente se viu em um ambiente completamente diferente daquele que presenciava no escritório de advocacia que atuava antes de se formar.
Para além das condições de vulnerabilidade do entorno escolar, o que veio depois era ainda pior em termos de ameaça à educação. A pandemia de Covid-19, que prejudicou a sociedade em cheio, atrasou ainda mais o ensino da rede pública brasileira.
[…] A experiência de Marcela Aguiar como professora pelo Ensina Brasil a fez continuar na carreira em educação. Ela passou ainda por empresas privadas em diferentes funções, foi trainee de gestão pública e, finalmente, chegou ao trabalho atual na Secretaria Estadual de Educação da Paraíba.
Atualmente, ela trabalha com políticas públicas ligadas à implementação do ensino integral nas escolas paraibanas. Para ela, o modelo é essencial para a educação brasileira – ainda que haja muito a se fazer para melhorá-lo – e já apresenta benefícios onde é aplicado.
“O(a) estudante passa um tempo maior na escola, se alimenta melhor, acessa uma gama maior de disciplinas e tem a oportunidade de construir um projeto de vida”, explica ela. “São coisas que muitos deles não têm no modelo de ensino tradicional”.
Os aprendizados de Marcela
Segundo Marcela, ter passado pelo Ensina Brasil foi um divisor de águas na sua vida. A experiência em sala de aula, ela diz, possibilitou que ela desenvolvesse habilidades de liderança, comunicação assertiva e escuta ativa.
Essas mesmas habilidades seguiram comigo em todas os vínculos profissionais que eu tive após o Programa”, explica. “Os dois anos como Educadora-Educanda na Escola Municipal Prof José Laurentino Santos, em Caruaru, me permitiram ter sensibilidade, empatia e propriedade do contexto complexo que é uma escola, um estudante, uma gestão e toda uma rede. Toda essa vivência e esses aprendizados foram essenciais para o meu vínculo atual.”
Além disso, Marcela diz que a experiência a ajudou a entender um valor que é comum a todos que passam pelo Programa: o de que todos são alunos.
‘Ser professora me ensinou, acima de tudo, que a sala de aula é muito mais um ambiente de troca do que de transferência de conhecimentos. As trocas com os estudantes, assim como em qualquer outro espaço de trabalho que eu ocupo e que eu venha a ocupar, precisam ser estabelecidas em um ambiente seguro para errar, para recalcular a rota e, principalmente, precisam ser construídas coletivamente.’ “
6 comentários em “Liderança na prática: a trajetória de Marcela no universo do impacto social”
Eu tenho certeza da escolha de minha profissão pois sei da verdadeira importância para toda sociedade a trajetória de um educador.Sabemos que é difícil mas gratificante quando você ver o resultado do seu trabalho .Eu tenho orgulho de ser uma professora.
Cada vez que eu leio essas matérias, fico cheia de inspiração.
Tenho certeza que o educador tem um papel fundamental na nossa sociedade, através da educação que vamos ajudar o país a crescer sem violência. Somente com boa educação teremos um cidadão de respeito.
Boa matéria.
A sala de aula precisa ser um “ambiente seguro para errar” e a aceitação para “recalcular rota”, pontos chaves desse texto inspirador.
Trajetória sem desafios e oportunidades, não faz um profissional se renovar. Parabéns pela sua trajetória de aprendizagem como você diz ” espaço para errar e recomeçar”. Sucesso.