Nunca dei aula, e agora?
Sabemos das preocupações que surgem, para quem nunca deu aula, por isso nesse conteúdo compartilhamos como te ajudamos nessa experiência profissional!
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Você se lembra de qual momento ou quais fatores de sua trajetória contribuíram para que hoje você adquirisse o desejo de trabalhar com propósito e desenvolver as habilidades necessárias para ser uma liderança de impacto? No texto abaixo, vamos te mostrar como o Severino, mais conhecido como Neto, administrador e alumni do Programa, descobriu seu desejo de trabalhar com propósito e construir uma carreira de impacto. Como a liderança é pauta? “Entender meu papel na sociedade e meu propósito foram marcos importantes para trilhar meus caminhos até aqui. Sou o Neto Amorim, natural do interior da Paraíba e formado em Administração. Em 2014, em algumas idas e vindas na internet, encontrei a AIESEC e adorei ler sobre os diversos assuntos no site, especialmente sobre uma paixão recém-descoberta: intercâmbio. Tentei meu primeiro processo seletivo para essa organização e confesso que não tive um bom resultado. “A AIESEC parece ótima, mas não foi feita pra mim”, pensei. Lembro-me disso e imagino o que seria de mim se tivesse desistido no meu primeiro processo seletivo. Engano meu, aquele lugar era pra mim sim. Um mês depois, tentei um novo processo seletivo dentro da organização e fui aprovado. Aqueles primeiros meses dentro da AIESEC me fizeram perceber várias possibilidades dentro do mercado, na minha vida pessoal e na minha vida acadêmica. Falar e viver sobre cultura organizacional, metas e desafios diários eram fundamentais para um bom AIESECo. Foram diversos treinamentos, capacitações, encontros, reuniões gerais e conferências para entender meu real propósito naquele lugar. Dois anos depois, eu me tornei presidente da AIESEC na minha cidade (Campina Grande) e entendi que os caminhos trilhados e as dificuldades enfrentadas até ali faziam parte do meu processo de liderança. A AIESEC me mostrou uma universidade que eu ainda não conhecia e fez total sentido para as vivências locais que eu precisava ter para ser um profissional melhor. O desafio de ser gestor e representar uma organização com um propósito tão claro era realmente oportuno. Eu precisava ser a minha melhor versão todos os dias. Sabia que tinha que errar e aprender para conseguir ser bom o suficiente para aquele trabalho. Confesso que foi até difícil encerrar essa jornada e desapegar de todas as vivências diárias daquele espaço, mas com a certeza de que a bagagem de aprendizado andaria comigo por onde fosse. Ao tempo que digito esse texto, imagino as mesmas palavras para o Ensina Brasil: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças foi um encontro muito parecido com a AIESEC. Em uma busca pela internet, após o término da universidade e alguns empregos frustrantes, eu precisava encontrar um lugar que me tirasse totalmente da zona de conforto e pudesse turbinar a minha experiência profissional, como aconteceu na AIESEC. Uma palavra que me chamou atenção durante esse contato inicial foi liderança e perceber que isso era aplicado na educação me chamava muita atenção. Quando eu reconheci que era o momento de participar do processos eletivo e entendi que o programa se aproxima muito do que eu buscava no momento, não tive dúvidas que deveria tentar. Eu precisava perceber que foi a AIESEC que despertou esse sentimento de vontade para fazer acontecer, mudar minha realidade e sair da zona de conforto. E foi no Ensina, no trabalho diário e árduo dentro da escola, que consegui colocar na prática minha motivação para trabalhar com educação. Eu não consigo imaginar uma história em que as duas organizações não fizessem parte e se encaixassem para cada momento que eu precisava, reconhecendo o papel da minha liderança no espaço em que atuo e com todas as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do caminho.” Incrível, né? E você, está pronto(a) para trilhar seu próprio caminho de liderança e transformar a educação no Brasil? Compartilhe nos comentários se você se identifica com a história do Neto e o que mais te inspirou na trajetória dele! Um abraço,Time do Processo Seletivo do Ensina Brasil. Um abraço, Time do Processo Seletivo do Ensina Brasil.
Matéria escrita originalmente por Vitor Soares e publicada no portal Na Prática em agosto de 2022. Marcela Aguiar, de Minas Gerais, se formou em Direito pela PUC em 2018. Aos 26 anos, deu um salto inesperado na carreira ao ser aprovada no Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil. Alocada em Caruaru, Pernambuco, ela se viu em um ambiente totalmente diferente do escritório de advocacia onde trabalhava: além de enfrentar a vulnerabilidade do entorno escolar, Marcela lidou com a pandemia de Covid-19, que agravou os desafios na educação pública. A experiência de Marcela como professora a motivou a continuar na área educacional. Ela trabalhou em empresas privadas, foi trainee de gestão pública e, atualmente, está na Secretaria Estadual de Educação da Paraíba. Marcela agora trabalha com políticas públicas para implementar o ensino integral nas escolas da Paraíba. Para ela, esse modelo é crucial para a educação no Brasil e já traz benefícios onde é aplicado. “O(a) estudante passa um tempo maior na escola, se alimenta melhor, acessa uma gama maior de disciplinas e tem a oportunidade de construir um projeto de vida”, explica ela. “São coisas que muitos deles não têm no modelo de ensino tradicional”. Os aprendizados de Marcela Segundo Marcela, ter passado pelo Ensina Brasil foi um divisor de águas na sua vida. A experiência em sala de aula, ela diz, possibilitou que ela desenvolvesse habilidades de liderança, comunicação assertiva e escuta ativa. Essas mesmas habilidades seguiram comigo em todas os vínculos profissionais que eu tive após o Programa”, explica. “Os dois anos como Educadora-Educanda na Escola Municipal Prof José Laurentino Santos, em Caruaru, me permitiram ter sensibilidade, empatia e propriedade do contexto complexo que é uma escola, um estudante, uma gestão e toda uma rede. Toda essa vivência e esses aprendizados foram essenciais para o meu vínculo atual.” Além disso, Marcela diz que a experiência a ajudou a entender um valor que é comum a todos que passam pelo Programa: o de que todos são alunos. ‘Ser professora me ensinou, acima de tudo, que a sala de aula é muito mais um ambiente de troca do que de transferência de conhecimentos. As trocas com os estudantes, assim como em qualquer outro espaço de trabalho que eu ocupo e que eu venha a ocupar, precisam ser estabelecidas em um ambiente seguro para errar, para recalcular a rota e, principalmente, precisam ser construídas coletivamente.’ “
Você sonha em fazer a diferença no mundo, mas ainda não sabe por onde começar? Já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ou da Agenda 2030, e tem vontade de trabalhar diretamente com eles? Se você respondeu sim para uma das perguntas anteriores, vou te contar como o Ensina Brasil pode ajudar a transformar esses sonhos em realidade! Mas antes de tudo… Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um chamado global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas vivam em paz e prosperidade. São metas ambiciosas para transformar nosso mundo até 2030. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para alcançar um futuro melhor para todos, construído em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.¹ E o que o Ensina Brasil tem a ver com isso? O Ensina Brasil contribui para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU! Vamos falar um pouco sobre cada um deles: O primeiro é o Objetivo 4: Educação de qualidade. Este objetivo visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os estudantes (bem parecido com a nossa missão, não é mesmo?) Dentre outras ações, o ODS 4 busca:> Garantir que todas as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.> Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.> Aumentar a quantidade de professores e professoras qualificados(as), inclusive por meio da cooperação internacional para a formação desses e dessas profissionais. Você pode ler mais sobre o ODS 4 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4 O segundo é o Objetivo 10: Redução das desigualdades. Este objetivo fala sobre reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Dentre outras ações, o ODS 10 busca:> Promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.> Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados. Você pode ler mais sobre o ODS10 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/10 O terceiro é o Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação. Esse objetivo fala sobre reforçar parcerias globais para apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo colaborações eficazes entre governos, setor privado e sociedade civil. Por isso a nossa rede do Teach for All é tão importante! Dentre outras ações, o ODS 17 busca:> Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países> Reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação de países em desenvolvimento> Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes para transformar realidades Você pode ler mais sobre o ODS 17 em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/17 Juntos, podemos garantir educação de qualidade para todos e todas, reduzir as desigualdades e fortalecer parcerias globais para um futuro mais justo e sustentável. Quer saber mais sobre como você pode fazer parte dessa transformação? Venha conosco e junte-se ao movimento por um #UmDia melhor para todos! Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial das Nações Unidas²Site oficial do Supremo Tribunal Federal
We envision a world where all children have the education, support, and opportunity to shape a better future (Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade para moldar um futuro melhor) A frase acima corresponde à visão da rede TFALL: uma comunidade global de agentes de mudança que desenvolvem liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Que o Ensina Brasil faz parte de uma das maiores redes de impacto social do mundo você já sabe, mas você conhece a rede Teach for All? Sabe quais são os seus objetivos e aspirações, pelo que ela trabalha? O Teach for All é uma rede presente em 61 países, reunindo lideranças que trabalham para expandir oportunidades educacionais ao redor do mundo, por meio de organizações como o Ensina Brasil. Ao todo, aproximadamente, 11 milhões de estudantes são impactados(as) pela rede global. Como participante do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, você fará parte desse movimento com mais de 90 mil líderes. O modelo de rede, que tem mais de 15 anos de operação, prova que a cooperação entre os países contribui para expandir oportunidades educacionais pelo mundo e maximiza o impacto social através do compartilhamento de aprendizados, informações e apoio em busca de um objetivo comum. Milhões de crianças não têm a educação, o apoio e as oportunidades de que necessitam para prosperar. Os obstáculos que enfrentam – pobreza, fome, discriminação, entre outros – são esmagadores. Enfrentar este desafio complexo requer liderança coletiva e a ação dos melhores talentos de cada um dos países que fazem parte da Rede¹. Se pudéssemos resumir o que seria uma rede global em uma palavra, ela seria: coletividade. Liderança coletiva: o que é isso? A mudança dos resultados para as crianças exige mudanças nas políticas, nas práticas e na cultura – o que significa que exige que as pessoas exerçam liderança em todos os níveis de educação e governo, dentro e fora do sistema. Uma mudança significativa e sustentável também exige que muitas pessoas trabalhem em conjunto, ultrapassando linhas de diferença e níveis de poder, e lideradas por aqueles que vivenciaram as desigualdades que estão a ser abordadas. Chamamos isso de liderança coletiva¹. Na rede Teach for All, acreditamos que as soluções são compartilháveis: embora cada contexto local seja único, as semelhanças na natureza dos desafios que as crianças enfrentam de um lugar para outro significam que as soluções são muitas vezes partilháveis. A rede global permite que funcionários(as), professores(as) e ex-alunos(as) parceiros(as) partilhem estas inovações com colegas de todo o mundo, aprendam e adaptem ideias promissoras nos seus próprios países. Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade de moldar um futuro melhor para si e para todos nós. Em todo o mundo, as parcerias da rede Teach For All estão trabalhando para desenvolver uma liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Qual é o diferencial de fazer parte da rede Teach for All? Através da rede global, nossas equipes e aliados(as) em todo o mundo partilham soluções para acelerar o progresso uns dos outros e aumentar o nosso impacto colectivo. Estamos desenvolvendo um número significativo de líderes extraordinários que ensinam com sucesso em comunidades com poucos recursos e continuam a trabalhar para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de realizar o seu potencial. Somos uma voz influente na discussão global, defendendo, com base nas nossas diversas experiências, a igualdade e as oportunidades para as crianças. Estes esforços coletivos e sustentados contribuem para o progresso em comunidades em todo o mundo que estão trabalhando para proporcionar a todas as suas crianças a educação, o apoio e a oportunidade de realizarem o seu potencial. Em uma rede que conta com 61 países, a palavra forte é diversidade. O Teach For All trabalha para elevar as diversas vozes e perspectivas de toda a nossa rede para informar a discussão global sobre o que será necessário para cumprir os compromissos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e para tornar-se um centro global de aprendizagem sobre como transformar nossos sistemas educacionais. De Cordisburgo (MG) à Malásia: um caminho de transformação pela educação Uma excelente notícia para celebrar: nosso Alumnus André Liboreiro foi selecionado para participar da “Leading with Lived Experiences Fellowship”, uma oportunidade promovida por nossa rede global Teach For All! Este programa prestigiado reúne diversos Alumni e líderes locais que, em suas trajetórias pessoais, já enfrentaram distintas formas de desigualdade e buscam fortalecer a equidade em comunidades vulneráveis ao redor do mundo. Desde abril de 2024, André tem participado de sessões virtuais na rede global, culminando em um encontro final em Kuala Lumpur, na Malásia. E aí, preparado(a) para transformar a sua trajetória e a da educação brasileira? Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial do Teach for All
Você já ouviu falar do Edu Lyra?? Ele é o fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Além disso, está na lista da Forbes Brasil como um dos jovens mais influentes do país com menos de 30 anos. Edu ministra palestras em universidades como Harvard e Babson College, além de empresas como Google, Ambev e Accenture. Segundo ele, seu objetivo é “criar a maior e mais transformadora rede de ONGs do planeta e mandar a miséria das favelas para o museu.” No Ensina Brasil, contamos com a presença ilustre de Edu Lyra como Conselheiro Consultivo, ao lado de nomes como Claudia Sender (ex-Presidente da LATAM), Gina Vieira (professora premiada da rede pública) e Denis Mizne (Presidente da Fundação Lemann e Fundador do Instituto Sou da Paz). Recentemente, Edu falou sobre o Ensina Brasil em uma matéria intitulada “Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação”, no Jornal O Globo. Para saber mais, confira a matéria completa: “A área social precisa urgentemente de ideias novas. As abordagens testadas até agora para enfrentar a pobreza e a desigualdade, seja por parte do poder público, seja pelo terceiro setor, são insuficientes. Conhecemos estratégias que amenizam problemas estruturais, mas ainda não conseguimos inventar tecnologias sociais capazes de resolvê-los de verdade. Com o campo da educação, não poderia ser diferente. A baixa qualidade do ensino público brasileiro é uma velha conhecida e, em parte, até sabemos o que precisa ser feito para reverter esse quadro. Sem ampliar investimentos públicos, melhorar a infraestrutura das escolas e valorizar os professores, dificilmente sairemos da lanterna de rankings internacionais como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Mas é preciso ir além. Enfrentar esse problema com a devida seriedade requer também inovação. Precisamos de gente tecnicamente capacitada, que conheça de perto a realidade das escolas e, sobretudo, esteja disposta a pensar em novos modelos e abordagens para viabilizar o tão sonhado salto qualitativo na educação brasileira. Felizmente, contamos com lideranças como Erica Butow, CEO do Ensina Brasil, trabalhando de maneira incansável por esse objetivo. Filha de uma empregada doméstica que nunca teve a oportunidade de estudar, ela conhece bem a realidade dos brasileiros mais pobres e o potencial emancipador da educação. Erica cursou administração e construiu uma carreira sólida na área, mas sua real vocação só foi descoberta durante um trabalho voluntário no Capão Redondo, periferia de São Paulo. Dando aulas de inglês para jovens carentes, ela se apaixonou pela área de educação, passou a se dedicar ao assunto e, depois de muito estudo e até um MBA nos Estados Unidos, fundou o Ensina Brasil. A visão da ONG é muito simples: garantir que, um dia, toda criança tenha uma educação de qualidade. Para isso, ela promove a formação de lideranças capazes de concretizar essa visão, profissionais de diversas áreas selecionados para um treinamento social intensivo. Durante dois anos, eles são colocados para lecionar numa escola pública vulnerável. Para isso, o Ensina Brasil fez parcerias com governos e prefeituras Brasil afora. Os educadores recebem ainda cursos de capacitação que somam mais de mil horas. O objetivo é aliar uma formação técnica sólida com aquele conhecimento prático, construído a partir da própria sala de aula, sobre quais são os caminhos e potencialidades da educação brasileira. Dos mais de 400 profissionais que já passaram pelo projeto, 80% continuam a atuar na área de educação. Só na última seleção houve cerca de 14 mil inscritos para 200 vagas, uma concorrência digna dos vestibulares mais disputados do país. Isso revela uma enorme disposição por parte da sociedade civil em construir pontes e criar soluções para nossos problemas estruturais. A trajetória do Ensina Brasil é um belíssimo exemplo, dentre tantos outros, de como o brasileiro já é solidário, apaixonado, disposto a contribuir com quem mais precisa. O que faltam são iniciativas que canalizem essa energia na busca de tecnologias sociais inovadoras. Ou, como diz Erica, quando tivermos um Maracanã lotado de fanáticos, todos gritando e torcendo pela melhoria das nossas escolas, aí sim estaremos a um passo de revolucionar a educação brasileira.” Artigo publicado no O Globo, por Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões. Leia o artigo na íntegra: https://oglobo.globo.com/opiniao/edu-lyra/coluna/2023/01/imagine-um-pais-de-torcedores-fanaticos-pela-educacao.ghtml
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