Que a rede Ensina Brasil gera cada vez mais impacto positivo no nosso país é inegável. Nós já trouxemos aqui diversos dados que demonstram o quanto a nossa Rede multiplica o impacto que se inicia durante os dois anos do Programa, no chão da sala de aula, e continua até a atuação em cargos de liderança em organizações relevantes para o ecossistema educacional brasileiro.
Mas você já parou para pensar o que significam esses números para quem gera esse impacto? Já imaginou que por trás desses números existem rostos e uma rede de afeto construída entre ensinas e estudantes? Nós mudamos pessoas para mudarem o país, e hoje trouxemos as palavras de quem teve a própria vida mudada pela nossa Rede.
Confira abaixo a carta da Larissa, aluna da Isabel Ávila, ensina 2022 em São Luis (MA).
Carta para a professora Bel e Ensina Brasil

“Quando eu estava, literalmente, perdida no meio do caos, a professora Bel me ajudou sendo o meu porto seguro e me tranquilizou com palavras de afirmação. Nessa fase, ela acreditava em mim mais do que eu mesma. Lembro que, na época, eu havia decidido não fazer o ENEM e nem o PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação) da UEMA¹, pois eu tinha certeza de que não ia passar em nada. Contudo, a professora Bel fez uma força tarefa junto com o Movimento AMPLIA² para que todos os alunos do terceiro ano da minha antiga escola conseguissem se inscrever nas provas de vestibular. Por causa da professora Bel, fizemos a minha inscrição nas duas provas (ENEM e PAES), e ela me ajudou desde a inscrição até unir toda a documentação para as universidades.
Eu diria que a trajetória para a aprovação foi mais árdua do que eu imaginei: inúmeras noites de sono perdidas, falhas em outras áreas da minha vida e perda de vida social. Se torna tudo mais difícil quando não se tem apoio de quem a gente precisa, e eu não tinha o apoio necessário. Entretanto, a professora Bel me mostrou também que eu não precisava de ninguém além de mim mesma.
Escolher a Geografia não foi um caminho difícil, pois eu sempre tive boa experiência com meus professores dessa disciplina e também tinha boas notas, mas não era algo que passava no meu primeiro plano, não seria meu ‘plano A’. Mas dentre as opções que eu tinha no SISU, a Geografia era a mais próxima dos cursos que eu pensava em cursar. Enquanto as minhas opções já tinham sido lançadas no SISU, eu fiquei lembrando das aulas de Geografia que a professora Bel havia ministrado, lembrei da aula de campo no mangue e das aulas pré-campo que ela falava sobre os trópicos, sobre precipitação e a localização dos manguezais no globo. Eu via a paixão dela ao ensinar Geografia para nossa turma.
A sensação de ver o nome na lista dos aprovados é inexplicável, eu nunca saberia definir em palavras o que eu senti. Mas uma sensação que com certeza ficará por muito tempo, é a leveza e sensação de ‘finalmente’. Quando a ficha começa a cair, o sentimento de dever cumprido de ver que todo o meu esforço, e tudo que eu abdiquei, no fim, valeu a pena!
E hoje eu acredito que metade da minha vida acadêmica eu devo à professora Isabel Ávila, a querida professora carioca que me ajudou e motivou desde a primeira vez que ela me viu. Algum dia quero ser o alicerce para os meus alunos, igual a professora Bel foi para mim e para A ensina Isabel Ávila todo o terceiro ano da nossa escola.”
1. UEMA: Universidade Estadual do Maranhão
2. Movimento AMPLIA: Organização fundada pelo nosso alumni Cristiano Ferraz que visa promover a inclusão da juventude preta, parda e indígena à universidade
6 comentários em “O impacto do Ensina Brasil para além dos números: Carta de nossa aluna Larissa”
Muito bom perceber que o programa atinge seu propósito de maneira construtiva e auxilia nossas crianças a terem novas perspectivas e o encontram o autoconhecimento. Estou empolgado em participar desse processo de seleção, meu objetivo se alinha em participar do crescimento social e educativo do país.
Que legal saber que existem pessoas que pensam isso !!! Compartilho o mesmo sentimento.
Que legal saber que existem pessoas que pensam isso !!! Compartilho o mesmo sentimento.
Que lindo conhecer a história de pessoas que foram alcançadas por um professor, faz agente sentir que realmente todo esforço irá valer a pena.
Nossa, que relato lindo. Me vejo muito nessa história. Assim como Bel foi na sua vida, tenho certeza que você foi na vida dos seus alunos. Esses relatos me inspiram, pois a vontade de transformar vidas é meu principal objetivo.
Eu nem consigo descrever em palavras o que sinto simplesmente por ler isso. Acreditar na educação e participar de forma ativa nesse processo deve ser incrível e revolucionário. Parabéns, Bel! ♥️