We envision a world where all children have the education, support, and opportunity to shape a better future
(Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade para moldar um futuro melhor)
A frase acima corresponde à visão da rede TFALL: uma comunidade global de agentes de mudança que desenvolvem liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial.
Que o Ensina Brasil faz parte de uma das maiores redes de impacto social do mundo você já sabe, mas você conhece a rede Teach for All? Sabe quais são os seus objetivos e aspirações, pelo que ela trabalha?

O Teach for All é uma rede presente em 61 países, reunindo lideranças que trabalham para expandir oportunidades educacionais ao redor do mundo, por meio de organizações como o Ensina Brasil. Ao todo, aproximadamente, 11 milhões de estudantes são impactados(as) pela rede global. Como participante do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, você fará parte desse movimento com mais de 90 mil líderes.
O modelo de rede, que tem mais de 15 anos de operação, prova que a cooperação entre os países contribui para expandir oportunidades educacionais pelo mundo e maximiza o impacto social através do compartilhamento de aprendizados, informações e apoio em busca de um objetivo comum.
Milhões de crianças não têm a educação, o apoio e as oportunidades de que necessitam para prosperar. Os obstáculos que enfrentam – pobreza, fome, discriminação, entre outros – são esmagadores. Enfrentar este desafio complexo requer liderança coletiva e a ação dos melhores talentos de cada um dos países que fazem parte da Rede¹.
Se pudéssemos resumir o que seria uma rede global em uma palavra, ela seria: coletividade.
Liderança coletiva: o que é isso?
A mudança dos resultados para as crianças exige mudanças nas políticas, nas práticas e na cultura – o que significa que exige que as pessoas exerçam liderança em todos os níveis de educação e governo, dentro e fora do sistema. Uma mudança significativa e sustentável também exige que muitas pessoas trabalhem em conjunto, ultrapassando linhas de diferença e níveis de poder, e lideradas por aqueles que vivenciaram as desigualdades que estão a ser abordadas. Chamamos isso de liderança coletiva¹.
Na rede Teach for All, acreditamos que as soluções são compartilháveis: embora cada contexto local seja único, as semelhanças na natureza dos desafios que as crianças enfrentam de um lugar para outro significam que as soluções são muitas vezes partilháveis. A rede global permite que funcionários(as), professores(as) e ex-alunos(as) parceiros(as) partilhem estas inovações com colegas de todo o mundo, aprendam e adaptem ideias promissoras nos seus próprios países.
Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade de moldar um futuro melhor para si e para todos nós. Em todo o mundo, as parcerias da rede Teach For All estão trabalhando para desenvolver uma liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial.
Qual é o diferencial de fazer parte da rede Teach for All?
Através da rede global, nossas equipes e aliados(as) em todo o mundo partilham soluções para acelerar o progresso uns dos outros e aumentar o nosso impacto colectivo.
Estamos desenvolvendo um número significativo de líderes extraordinários que ensinam com sucesso em comunidades com poucos recursos e continuam a trabalhar para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de realizar o seu potencial. Somos uma voz influente na discussão global, defendendo, com base nas nossas diversas experiências, a igualdade e as oportunidades para as crianças. Estes esforços coletivos e sustentados contribuem para o progresso em comunidades em todo o mundo que estão trabalhando para proporcionar a todas as suas crianças a educação, o apoio e a oportunidade de realizarem o seu potencial.
Em uma rede que conta com 61 países, a palavra forte é diversidade. O Teach For All trabalha para elevar as diversas vozes e perspectivas de toda a nossa rede para informar a discussão global sobre o que será necessário para cumprir os compromissos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e para tornar-se um centro global de aprendizagem sobre como transformar nossos sistemas educacionais.
Da sala de aula para o Teach For All: o projeto English for All

Aqui no Ensina Brasil, um exemplo de envolvimento com a rede global é o projeto English For All, idealizado pela Alumni Sofia Faria e continuado pelos Alumni Gabriel Guedes e Maria Eduarda Olímpio. O English for All procura potencializar o interesse de estudantes de Caruaru pela língua inglesa através da conexão com estudantes e professores(as) de outros países. O projeto já promoveu a interação entre mais de 500 estudantes do Brasil e de outros países membros de nossa rede global através de atividades divertidas realizadas em chamadas virtuais e grupos de WhatsApp. Além de despertar o interesse pelo idioma, os participantes têm a oportunidade de fazer grandes descobertas culturais e geográficas e ampliar seu repertório.
Saiba mais sobre o English for All aqui.
Influenciando decisões globais: Teach for All na Assembleia das Nações Unidas
Nós já sabemos que o Ensina Brasil e o Teach for All contribui para três dos dezessete ODS da ONU , e podemos ilustrar a influência da Rede nos fóruns de decisão global com o discurso da Wendy Kopp, CEO do Teach for All e fundadora do Teach for America, primeira organização da Rede, na Assembleia das Nações Unidas no último dia 11 de agosto.
A CEO foi convidada a discursar em razão do Dia Internacional da Juventude, comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi estabelecida Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta.
Confira abaixo alguns trechos da fala de Wendy Kopp:

“[…] podemos resolver os desafios que enfrentamos – mas a questão é que isso exige toda a energia e liderança de muitas pessoas. Não chegaremos lá com muitas pessoas defendendo e levantando a voz sozinhas. Precisamos de pessoas na arena – trabalhando nas nossas comunidades mais marginalizadas, enfrentando os problemas com o seu tempo e energia. É por isso que podemos olhar para as escolhas de carreira dos líderes da sua geração e saber qual será a trajetória do nosso mundo dentro de alguns anos. Irá a sua geração enfrentar as desigualdades sistêmicas arraigadas que persistem em todos os setores do mundo? Você investirá seu tempo e energia para ajudar a fazer as transições cruciais nos sistemas energéticos, de transporte e alimentares do mundo, a fim de garantir a sustentabilidade do planeta? Você trabalhará para promover a paz em áreas de conflito?
Há muito potencial. A sua geração(geração Z) está mais comprometida com a diversidade, a equidade, a inclusão, a justiça e a sustentabilidade do que qualquer outra que existiu antes – e você está mais consciente das ameaças a todas estas coisas. Mas até agora, as escolhas profissionais da sua geração parecem extremamente semelhantes às das gerações anteriores. Muitos na sua geração continuam a ver os seus empregos como meios para atingir um fim – como uma fonte de recursos e relações que irão permitir o seu bem-estar pessoal e permitir-lhes serem defensores e talvez filantropos mais tarde. Mas se quisermos abordar os enormes problemas que as pessoas e o planeta enfrentam, precisamos que os líderes mais promissores da sua geração se concentrem totalmente neles. Precisamos que você escolha empregos que lhe permitam alinhar toda a sua energia profissional com seus valores.” (tradução livre)
Você pode conferir o discurso completo da Wendy Kopp na ONU pelo dia da juventude (na íntegra em inglês ou traduzido para português) aqui
Quer saber mais sobre a atuação do TFALL? Separamos também alguns materiais especiais sobre o Teach for All que podem ser do seu interesse
Espero que sejam boas leituras!
Um abraço!
Time do Processo Seletivo
4 comentários em “Conheça o Teach for All, a rede global que fazemos parte!”
Excelente projeto! Um jeito diferente de despertar nos estudantes o interesse pelo idioma.👏👏👏👏
O trabalho é organizado e tem referência! Parabéns!
Me enche de esperança ver estratégias multidisciplinares para um problema que resolve todos os outros: educação de qualidade para todos.
Realmente é um grande desafio estimular jovens para aprender um idioma estrangeiro, é de se aplaudir em pé, já que os jovens através da internet tem outros estímulos não tão agregadores para eles. Parabéns.