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Últimas Notícias

Histórias inspiradoras

O que grandes nomes do impacto social dizem sobre o Ensina Brasil

Quando o assunto é transformar a educação, o Ensina Brasil tem chamado a atenção de vários nomes importantes no impacto social. Líderes da área destacam como o programa consegue levar jovens talentosos para dentro das escolas públicas, criando um movimento de mudança real. Não é só sobre carreira, é sobre fazer a diferença onde mais importa! Esses grandes nomes acreditam que o Ensina Brasil está ajudando a construir um futuro mais justo e igualitário, inspirando uma galera a se envolver de verdade na causa e a criar impacto de longo prazo. Olha só o recado que o Edu Lyra, empreendedor social, ativista, criador da ONG Gerando Falcões e conselheiro do Ensina Brasil tem para você! O caminho para o Maracanã de fanáticos pela educação é longo, mas extremamente importante para as mudanças que queremos ver no Brasil! Um caso que o Denis Mizne, nosso Conselheiro e Presidente da Fundação Lemann, ouviu do CEO da Skoll Foundation sobre a importância do Teach for America nas reformas educacionais dos Estados Unidos. Se você também acredita que a educação pode transformar o Brasil, o Ensina Brasil é um caminho para colocar a mão na massa. Venha fazer parte dessa mudança!

Como se preparar

Dinâmica de Grupo: 4 dicas para você conquistar a aprovação!

🎉 Parabéns por chegar na penúltima etapa do nosso processo seletivo! 🎉 Você está cada vez mais perto de transformar realidades brasileiras enquanto constrói uma carreira de impacto! Essa etapa consiste em resolver uma situação hipotética ligada à educação no Brasil. O objetivo é entender como você e os demais candidatos lidam, enquanto grupo, com dilemas comuns enquanto lideranças em educação. Aqui, incentivamos a troca em grupo e o compartilhamento das lições que aprendemos até a quarta etapa do processo seletivo. É essencial ter curiosidade genuína pelo que as outras pessoas têm a contribuir e pelo novo, pois acreditamos que a jornada de aprendizagem é contínua e todos têm algo a aprender e ensinar. Para lembrar:  1- Você deve agendar a sua dinâmica no link abaixo dentro do prazo de 7 dias corridos após a aprovação para a etapa, e poderá escolher um horário de segunda a sábado, das 8h às 20h (horário de Brasília).  2- A dinâmica será realizade de forma online na plataforma Zoom, com duração prevista de 2h50 e uma média de 8 candidatos(as). Você se sente 100% confortável durante uma dinâmica de grupo? 🤔 Bateu aquele frio na barriga? Tudo bem, é normal! Mas lembre-se: somos todos alunos e alunas aqui no Ensina Brasil. Estamos nessa juntos! Preparação é tudo, e nosso time separou dicas exclusivas para te ajudar a brilhar na dinâmica de grupo. Confere aí! 1. Organize a galera: Nossa dinâmica rola com 6 a 8 pessoas. Para ninguém se atropelar, combinem logo de cara um esquema para que todos possam falar. Isso ajuda muito na fluidez da conversa. 2. Saiba Tudo sobre o Ensina Brasil: Quanto mais você souber sobre o Ensina Brasil, mais confiante vai se sentir. Dá um rolê no nosso site do Processo Seletivo e no site institucional para aprender tudo sobre o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Essa pesquisa pode ser o diferencial na sua argumentação. 3. É clichê, mas a próxima dica é: seja você! Queremos ver quem você realmente é e como pode contribuir em situações desafiadoras. Mostre seus pontos fortes e também suas tentativas de melhorar. Auto conhecimento é chave. Mas, por favor, sem atropelar a fala das outras pessoas! 4. Troque ideias com quem já passou por isso: Conhece alguém que já fez uma dinâmica de grupo? Melhor ainda se for do Ensina Brasil! Pede umas dicas, troca uma ideia. Falar com quem já viveu essa experiência pode te deixar muito mais tranquilo(a). Preparado(a)? Esperamos que essas dicas te ajudem a mandar bem na dinâmica de grupo. Estamos torcendo por você! Nos vemos na próxima etapa! 🚀 Time do Processo Seletivo

Ensina Brasil

Sucesso + propósito: conheça 5 alumni que chegaram a posições de liderança

Aqui no Ensina, nós entendemos que sucesso não é só sobre seguir um caminho tradicional, mas sim sobre encontrar um propósito, causar impacto e se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo. Neste post, vamos mostrar como cinco alumni do nosso programa estão liderando organizações relevantes e transformando suas carreiras em histórias inspiradoras de impacto social e crescimento profissional. Veja como essas trajetórias mostram que é possível alcançar o sucesso ao mesmo tempo em que se faz a diferença no mundo. Prepare-se para se inspirar e descobrir como você também pode combinar impacto e avanço na sua própria jornada! Alan Carvalho Alumni da Turma de 2017, faz parte das redes de líderes da Fundação Lemann e da Fundação Estudar. Natural de Salvador/BA, Alan é a primeira geração da sua família a cursar o Ensino Superior, tendo se formado em Engenharia Mecatrônica pela USP. Durante sua participação no programa Ensina, ele teve a oportunidade de implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 7° e 8° ano, desenvolvendo um aplicativo para agendar consultas e acessar informações sobre o posto de saúde local, uma solução que atendeu a uma necessidade crucial da comunidade escolar.Após o Programa EB, Alan decidiu aprofundar seus estudos e iniciou um mestrado em Tecnologia Instrucional na Universidade de Columbia, uma fase intensa de aprendizado e descobertas. Atualmente, ele ocupa o cargo de Superintendente na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás. Kézia Murta Kézia Murta, alumni de 2018 do antigo polo de Vitória-ES, atuou como professora de matemática na EEFM Catharina Chequer, em Vila Velha. É formada em Engenharia Civil pela UFBA com graduação sanduíche na University of Manitoba e durante sua experiência no programa, enfrentou desafios complexos, como gerenciar uma sala de aula com estudantes de idades variadas, alta taxa de rotatividade das composições de sala de aula e descontinuidades históricas nas gestões escolares. A experiência e todas iniciativas que conseugiu mobilizar junto a comunidade escola reforçou sua convicção de que é possível construir uma escola pública de qualidade, onde as pessoas são a chave para a transformação desejada. Nos últimos anos, Kézia liderou a área de Alumni do Ensina Brasil, contribuindo para o crescimento da rede e a ampliação das oportunidades, e também assumiu a Gerência de Novas Frentes do Ensina Brasil, com o objetivo de desenvolver soluções e programas que expandam o impacto transformador da experiência que vivenciou. Atualmente é Gerente de Gerente de Estratégia, Avaliação e Pesquisa e mestranda em gestão e políticas públicas na FGV|EAESP. Seu sonho é ver a educação pública brasileira se tornar uma referência global, impulsionada por pessoas comprometidas com a mudança. Francielle dos Santos Bacharel em Matemática aplicada para Negócios pela USP, Francielle dos Santos é alumna da primeira turma do Ensina, atuou em Campo Grande (MS). Durante os dois anos no programa, Francielle teve uma experiência enriquecedora, aprendendo com colegas, gestão escolar e, principalmente, com seus alunos. A rede de tutores e colegas do Ensina proporcionou oportunidades valiosas para refletir sobre a prática pedagógica, desenvolver projetos, aprofundar conhecimentos e estabelecer conexões importantes no ecossistema educacional. Em seu último trabalho, Francielle ocupou o cargo de Gerente Pedagógica no Instituto Canoa, onde colaborou com instituições de ensino superior para implementar um programa de formação continuada de professores. Seu foco foi desenvolver salas de aula equitativas e democráticas. A experiência como professora durante o Ensina moldou sua abordagem profissional, incentivando-a a buscar soluções para as desigualdades educacionais com um senso de urgência e esperança. Ela acredita firmemente que, com trabalho e dedicação, é possível garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes. Atualmente, Francielle é mestranda em International Comparative Education na Universidade Stanford. Ivan Gontijo Economista formado pela UFRJ, Ivan teve experiências em diversos setores durante a graduação, tais como consultoria e no mercado financeiro, mas decidiu passar por uma transição de carreira em busca de maior propósito e se dedicar ao campo da Educação Básica. É alumni da turma 2017, quando atuou como professor em Cuiabá – MT. Ivan acredita e trabalha por um Brasil capaz de promover educação de qualidade para todas as crianças e jovens, e almeja construir uma carreira de impacto em políticas públicas atuando em diferentes organizações desse ecossistema, tais como governos, terceiro setor e organismos internacionais. Atualmente é Gerente de Políticas Educacionais no Todos pela Educação, uma organização do 3º setor que atua desde 2006 para melhorar as políticas públicas da Educação Básica no Brasil e tem como meta central produzir conhecimento técnico e propostas para subsidiar o poder público Akira Tsuzuki Formado em Engenharia de Energia e Automação pela USP, Akira é alumni 2017. Atuou em Cuiabá – MT, onde lecionou Matemática para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Akira garante que o Ensina Brasil trouxe a ele bons amigos, experiências fantásticas, habilidades de resolução de conflitos e gestão de projetos, além de um conhecimento aprofundado sobre Cuiabá/MT. E diz ainda que é muito grato por tudo e, embora a jornada tenha sido desafiadora, faria tudo novamente de coração aberto. Seu último trabalho foi como Gerente de Treinamento e Desenvolvimento na Armac, uma empresa de soluções em máquinas e serviços para operações em todo o país. Trabalhando na educação profissional, o que o motivava é saber que ainda ouvirá muitas histórias de crescimento na carreira impulsionado pelos cursos da equipe de Treinamentos da Armac. Saber que ele impactou positivamente a vida acadêmica de alguém, assim como um professor também já fez com ele, é uma grande satisfação.

Como se preparar

Expectativa e Realidade: Essa também é a sua insegurança?

Sabemos que processos seletivos podem ser uma montanha-russa de emoções! Cada pessoa vive essa experiência de um jeito único, e é normal sentir um pouco de insegurança e ansiedade. Mas aqui vem a parte boa: no nosso Programa, você vai ter a chance de se jogar em novas aventuras, conhecer outras partes do Brasil e pessoas de diversos lugares do país, enriquecendo seu repertório cultural e o mais importante: trabalhar em algo que realmente faz a diferença! 🌟 E o melhor de tudo é que você não estará sozinho(a) nessa jornada. Você vai fazer parte de uma rede incrível, com pessoas e organizações que estão aqui para te apoiar durante os dois anos e muito além disso. Para te dar um gostinho de como é viver isso, separamos uns depoimentos da Francielle, do Everton e do Pedro, alumni do Programa, que compartilharam suas inseguranças e como superaram esses desafios. Dá uma olhada abaixo e vem se inspirar! 🚀

Ensina Brasil

Edu Lyra sobre o Ensina Brasil: Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação

Você já ouviu falar do Edu Lyra?? Ele é o fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Além disso, está na lista da Forbes Brasil como um dos jovens mais influentes do país com menos de 30 anos. Edu ministra palestras em universidades como Harvard e Babson College, além de empresas como Google, Ambev e Accenture. Segundo ele, seu objetivo é “criar a maior e mais transformadora rede de ONGs do planeta e mandar a miséria das favelas para o museu.” No Ensina Brasil, contamos com a presença ilustre de Edu Lyra como Conselheiro Consultivo, ao lado de nomes como Claudia Sender (ex-Presidente da LATAM), Gina Vieira (professora premiada da rede pública) e Denis Mizne (Presidente da Fundação Lemann e Fundador do Instituto Sou da Paz). Recentemente, Edu falou sobre o Ensina Brasil em uma matéria intitulada “Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação”, no Jornal O Globo. Para saber mais, confira a matéria completa: “A área social precisa urgentemente de ideias novas. As abordagens testadas até agora para enfrentar a pobreza e a desigualdade, seja por parte do poder público, seja pelo terceiro setor, são insuficientes. Conhecemos estratégias que amenizam problemas estruturais, mas ainda não conseguimos inventar tecnologias sociais capazes de resolvê-los de verdade. Com o campo da educação, não poderia ser diferente. A baixa qualidade do ensino público brasileiro é uma velha conhecida e, em parte, até sabemos o que precisa ser feito para reverter esse quadro. Sem ampliar investimentos públicos, melhorar a infraestrutura das escolas e valorizar os professores, dificilmente sairemos da lanterna de rankings internacionais como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Mas é preciso ir além. Enfrentar esse problema com a devida seriedade requer também inovação. Precisamos de gente tecnicamente capacitada, que conheça de perto a realidade das escolas e, sobretudo, esteja disposta a pensar em novos modelos e abordagens para viabilizar o tão sonhado salto qualitativo na educação brasileira. Felizmente, contamos com lideranças como Erica Butow, CEO do Ensina Brasil, trabalhando de maneira incansável por esse objetivo. Filha de uma empregada doméstica que nunca teve a oportunidade de estudar, ela conhece bem a realidade dos brasileiros mais pobres e o potencial emancipador da educação. Erica cursou administração e construiu uma carreira sólida na área, mas sua real vocação só foi descoberta durante um trabalho voluntário no Capão Redondo, periferia de São Paulo. Dando aulas de inglês para jovens carentes, ela se apaixonou pela área de educação, passou a se dedicar ao assunto e, depois de muito estudo e até um MBA nos Estados Unidos, fundou o Ensina Brasil. A visão da ONG é muito simples: garantir que, um dia, toda criança tenha uma educação de qualidade. Para isso, ela promove a formação de lideranças capazes de concretizar essa visão, profissionais de diversas áreas selecionados para um treinamento social intensivo. Durante dois anos, eles são colocados para lecionar numa escola pública vulnerável. Para isso, o Ensina Brasil fez parcerias com governos e prefeituras Brasil afora. Os educadores recebem ainda cursos de capacitação que somam mais de mil horas. O objetivo é aliar uma formação técnica sólida com aquele conhecimento prático, construído a partir da própria sala de aula, sobre quais são os caminhos e potencialidades da educação brasileira. Dos mais de 400 profissionais que já passaram pelo projeto, 80% continuam a atuar na área de educação. Só na última seleção houve cerca de 14 mil inscritos para 200 vagas, uma concorrência digna dos vestibulares mais disputados do país. Isso revela uma enorme disposição por parte da sociedade civil em construir pontes e criar soluções para nossos problemas estruturais. A trajetória do Ensina Brasil é um belíssimo exemplo, dentre tantos outros, de como o brasileiro já é solidário, apaixonado, disposto a contribuir com quem mais precisa. O que faltam são iniciativas que canalizem essa energia na busca de tecnologias sociais inovadoras. Ou, como diz Erica, quando tivermos um Maracanã lotado de fanáticos, todos gritando e torcendo pela melhoria das nossas escolas, aí sim estaremos a um passo de revolucionar a educação brasileira.” Artigo publicado no O Globo, por Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões. Leia o artigo na íntegra: https://oglobo.globo.com/opiniao/edu-lyra/coluna/2023/01/imagine-um-pais-de-torcedores-fanaticos-pela-educacao.ghtml

Ensina Brasil

Porque o Google ama o Teach for America e o que isso tem a ver com o Ensina Brasil

Já te contamos por aqui que o Ensina Brasil faz parte de uma rede global que conta com mais de 60 países, a rede Teach for All. Tudo começou com o Teach for America, fundado em 1989 nos EUA por Wendy Kopp, que agora é CEO do Teach for All. Hoje, o TFA conta com mais de 61 mil ex-alunos, e 60% deles continuam na educação, ocupando posições de liderança importantes. O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil também está fazendo um grande impacto. Após dois anos em sala de aula, nossa rede já tem 425 ex-alunos espalhados por 19 estados brasileiros, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Destes, 80% continuam trabalhando na área educacional, e aproximadamente 50% da turma de 2017 já ocupam cargos de liderança. Quando falamos em rede global, o Teach for America (TFA), como a organização mais antiga da rede, oferece uma visão de futuro para todos os países que adotaram esse modelo. Juntas, essas organizações trabalham para que todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Além disso, o TFA nos permite aprender com sua trajetória. Há alguns anos, o Business Insider, um site de notícias dos EUA, publicou uma matéria intitulada “Why Google Loves Teach for America” (Por que o Google ama o Teach for America). O artigo explica o diferencial que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da organização traz para a carreira de seus participantes e ex-alunos, e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. Confira abaixo a matéria traduzida: Porque o Google ama o Teach for America Pessoas que buscam emprego no Google talvez queiram passar alguns anos como professores primeiro. Um porta-voz da empresa disse ao Business Insider que atualmente existem mais de 100 pessoas no Google que anteriormente participaram do Teach for America (TFA), um programa de dois anos que coloca graduados(as) de elite como professores(as) em escolas públicas urbanas e rurais carentes. O Google adora contratar pessoas do programa porque ele exige que recém-formados pensem rapidamente e tenham sucesso em um ambiente desafiador, duas qualidades que a empresa considera essenciais para os funcionários assim que chegam ao Google. Na verdade, a empresa até tem uma parceria com o TFA que permite que pessoas que receberam uma oferta de emprego com o gigante da tecnologia adiem sua aceitação por dois anos para cumprir o compromisso com o TFA. Conversamos com a porta-voz do Google, Meghan Casserly, e A.T. McWilliams, alumnus do TFA e membro da equipe de comunicação do Google, sobre o que torna o TFA especial e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. “As pessoas graduadas do TFA precisam orientar seus e suas estudantes em um ambiente onde a motivação nem sempre é garantida. e resolver problemas muito complexos que exigem paciência, perseverança e comprometimento – coisas que realmente valorizamos no Google”, disse Casserly, chefe de comunicação cultural da empresa, ao Business Insider. “É difícil encontrar profissionais talentosos com esse tipo de experiência intensa tão cedo em suas carreiras.” Um ano antes de se formar em Yale em 2012, McWilliams trabalhou como estagiário no Google, fazendo relações públicas para o departamento de publicidade da empresa e posteriormente recebeu uma oferta de emprego. No entanto, ele escolheu aceitar uma das aproximadamente 5.800 cobiçadas vagas do TFA oferecidas aos membros da turma de 2012 (entre quase 50.000 candidatos), sendo designado como professor de primeiro ano em uma escola no bairro de baixa renda de Brownsville, no Brooklyn, Nova York. Lá, McWilliams aprendeu uma série de habilidades que, segundo ele, o ajudaram a ser mais eficiente em seu trabalho no Google, onde se tornou um membro em tempo integral da equipe de comunicações corporativas da empresa em Nova York no último verão. Para começar, os membros do Teach For America recebem apenas cinco semanas de treinamento intensivo antes de começarem a ensinar. Como resultado, McWilliams precisou aprender no trabalho e criar soluções criativas que ajudassem cada um de seus 30 alunos a aprender o material que estava ensinando. Essa experiência seria útil no Google, onde novas pessoas são esperadas para contribuir imediatamente, com a esperança de que sua falta de experiência possa dar aos membros mais antigos da equipe uma nova perspectiva sobre qualquer problema que estejam tentando resolver. Ensinar o primeiro ano também exigiu de McWilliams encontrar maneiras de medir seu desempenho, semelhante à forma como ele precisaria se avaliar por meio do famoso sistema de Objetivos e Resultados-Chave do Google, por meio do qual os funcionários estabelecem uma série de metas mensuráveis para si mesmos. Talvez o mais importante, o TFA o forçou a pensar profundamente sobre como as pessoas aprendem e usar esse conhecimento para resolver problemas difíceis. Durante seus dois anos na sala de aula, McWilliams descobriu que ele mesmo era um aprendiz visual e desenvolveu estratégias para superar desafios em uma sala de aula onde cada aluno tinha necessidades de aprendizado individuais. Ele diz que, embora ainda não esteja encarregado de gerenciar pessoas, essas habilidades o prepararam para assumir tal cargo no futuro e o tornaram um comunicador melhor com seus próprios chefes. “No Teach for America, você não está apenas aprendendo a ensinar outra pessoa, mas também está aprendendo quais fatores ajudam alguém a aprender melhor”, diz McWilliams. “Você ficaria surpreso com o quanto estudantes do primeiro ano se assemelham aos adultos.” Por fim, ele diz que a resolução criativa de problemas que ele fez para se comunicar com estudantes é semelhante à “triagem corporativa” que ele faz todos os dias ao tentar descobrir a melhor maneira de explicar um novo produto do Google ao público. Em sua opinião, essas habilidades não são apenas aplicáveis ​​em relações públicas ou no Google. Na verdade, muitos de seus colegas no programa Teach for America agora estão transferindo com sucesso o que aprenderam do programa para seus estudos em faculdades de direito e medicina. “Acredito que a experiência do Teach for

Ensina Brasil

Nós mudamos pessoas para mudar o país: confira a carta da Érica Butow para você!

Queridos e queridas candidatos(as), Nos últimos anos, percebi algo incrível: nossos participantes (os “ensinas”) e ex-participantes (“alumni”) do Programa de Desenvolvimento de Lideranças estão tatuando a experiência na pele! Essas tatuagens, junto com os resultados que alcançamos, mostram que transformar crenças é uma das formas mais poderosas de mudar o sistema. A motivação e as mentalidades moldadas durante os dois anos em sala de aula não só afetam profundamente a visão de mundo dos participantes, como também irradiam de forma positiva para seus estudantes, outros professores e para as comunidades escolares como um todo através de um efeito multiplicador. E é por isso que, no Ensina Brasil, nós mudamos pessoas para mudar o país.  Um exemplo inspirador é a trajetória da Jaqueline Novoletti. Ela acessou a universidade através de políticas públicas, formou-se em Direito e, em 2021, foi selecionada entre mais de 18 mil inscritos. Como professora de Língua Portuguesa, ela ensinou mais de 150 estudantes e criou muitas histórias de impacto. Uma das mais marcantes foi com Luízo, um aluno de 16 anos que estava no 9º ano sem saber ler e escrever adequadamente. Com a dedicação da Jaque, ele evoluiu muito em poucos meses. “Dentre os estudantes incríveis que conheci, esse relato menciona um em especial: Luízo, aluno de 16 anos da Escola Mãe Vitória, que em 2022 permitiu que fizéssemos parte do seu processo de melhoria em leitura e escrita. Um estudante que, no 9º ano, ainda não tinha exercido plenamente seu direito de ler e escrever, sendo parte dos 65% de jovens com atraso de alfabetização do Brasil. Um estudante que já tinha relação com minha história há muito tempo: nascemos no mesmo dia. Depois de alguns meses, Luízo já evoluia no universo das letras, palavras e frases – fruto do esforço contínuo dele, que frequentava semanalmente nossos encontros no contraturno. Eu, com o desejo de marcar na pele a experiência na docência, pedi a ele que escrevesse a palavra “Caminhos”. Ele caprichou na letra, mesmo eu não explicando ao certo o que faria com aquela palavra. Bem, até que ele descobriu: tatuei a letra dele no braço. As experiências em sala de aula agora estavam simbolicamente resumidas naquela palavra, escrita com a caligrafia daquele estudante, tatuada dentro de um quadro.“ E o que acontece agora? Agora, esse estudante – mesmo ainda com seus desafios – ganhou autonomia. E esse é o melhor presente que eu poderia receber ao final desse ciclo: Luízo não precisa mais de mim. Ele aprendeu a caminhar sozinho. E o que isso tem a ver com os próximos passos da minha vida? Esse estudante determinou o meu caminho: escolhi seguir trabalhando com políticas públicas ligadas à alfabetização. Culpa desse estudante, Luízo, que fez com que eu me abrisse, entendesse (e tatuasse!) os caminhos que a educação podem nos levar! E, a partir de agora, depois de pisar no chão da escola pública e ter encontrado Luízo, ele e os estudantes da Escola Mãe Vitória estarão, intrinsecamente, nos meus próximos capítulos de vida e em todos os meus pensamentos sobre educação. Após o Programa, a Jaque foi trabalhar com alfabetização em grande escala na Paraíba, acreditando que todos os estudantes podem aprender. Ela é uma entre os mais de 800 participantes e ex-participantes do nosso Programa que estão fazendo a diferença, desde a sala de aula até secretarias e grandes organizações educacionais. Desafios como a evasão escolar, a violência nas escolas e a defasagem pós-pandemia mostram a importância de termos lideranças ativas na educação. Precisamos de uma massa crítica de pessoas que acreditam e trabalham por uma educação de qualidade para todos. Estamos construindo um caminho para que o Brasil seja conhecido não apenas pelo futebol, mas também pela paixão pelas pessoas. Queremos um “Maracanã de fanáticos pela educação”, cheio de profissionais diversos e comprometidos com a mudança sistêmica. Convido vocês a fazerem parte da rede Ensina Brasil rumo ao nosso Maracanã! Sigamos juntos(as) até o dia em que todas as crianças tenham uma educação de qualidade.  Érica Butow, CEO e e Cofundadora do Ensina Brasil

Depoimentos

GenZ, a CEO do Teach for All tem um recado para você!

Influenciando decisões globais: Teach for All na Assembleia das Nações Unidas Nós já sabemos que o Ensina Brasil e o Teach for All contribui para três dos dezessete ODS da ONU , e podemos ilustrar a influência da Rede nos fóruns de decisão global com o discurso da Wendy Kopp, CEO do Teach for All e fundadora do Teach for America, primeira organização da Rede, na Assembleia das Nações Unidas no dia 11 de agosto de 2023. A CEO foi convidada a discursar em razão do Dia Internacional da Juventude em 2023, comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi estabelecida Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta. Confira abaixo alguns trechos da fala de Wendy Kopp: “[…] podemos resolver os desafios que enfrentamos – mas a questão é que isso exige toda a energia e liderança de muitas pessoas. Não chegaremos lá com muitas pessoas defendendo e levantando a voz sozinhas. Precisamos de pessoas na arena – trabalhando nas nossas comunidades mais marginalizadas, enfrentando os problemas com o seu tempo e energia. É por isso que podemos olhar para as escolhas de carreira dos líderes da sua geração e saber qual será a trajetória do nosso mundo dentro de alguns anos. Irá a sua geração enfrentar as desigualdades sistêmicas arraigadas que persistem em todos os setores do mundo? Você investirá seu tempo e energia para ajudar a fazer as transições cruciais nos sistemas energéticos, de transporte e alimentares do mundo, a fim de garantir a sustentabilidade do planeta? Você trabalhará para promover a paz em áreas de conflito? Há muito potencial. A sua geração(geração Z) está mais comprometida com a diversidade, a equidade, a inclusão, a justiça e a sustentabilidade do que qualquer outra que existiu antes – e você está mais consciente das ameaças a todas estas coisas. Mas até agora, as escolhas profissionais da sua geração parecem extremamente semelhantes às das gerações anteriores. Muitos na sua geração continuam a ver os seus empregos como meios para atingir um fim – como uma fonte de recursos e relações que irão permitir o seu bem-estar pessoal e permitir-lhes serem defensores e talvez filantropos mais tarde. Mas se quisermos abordar os enormes problemas que as pessoas e o planeta enfrentam, precisamos que os líderes mais promissores da sua geração se concentrem totalmente neles. Precisamos que você escolha empregos que lhe permitam alinhar toda a sua energia profissional com seus valores.” (tradução livre) Você pode conferir o discurso completo da Wendy Kopp na ONU pelo dia da juventude (na íntegra em inglês ou traduzido para português) aqui Quer saber mais sobre a atuação do TFALL? Separamos também alguns materiais especiais sobre o Teach for All que podem ser do seu interesse: Espero que sejam boas leituras!

Como se preparar

5 dicas para você gabaritar a etapa de testes!

🎉 Parabéns por chegar na segunda etapa do Processo Seletivo 2025 do Ensina Brasil! 🎉 Essa etapa é um teste dividido em três seções: 7 perguntas de análise crítica, 7 de língua portuguesa e 7 para alinhamento de valores. Uma vez que o teste for iniciado, você terá 38 minutos para finalizar e não haverá outra chance para respondê-lo. Você tem 7 dias corridos para completar esta etapa, contando a partir do dia que recebeu o e-mail de instruções. Durante esse período, você receberá lembretes por e-mail e WhatsApp, mas fique de olho na data final! Sabemos que desafios fazem parte da jornada, então preparamos 6 dicas para você arrasar na segunda etapa: 1. Pratique online: Faça questões de análise crítica e língua portuguesa semelhantes às do teste. Estar familiarizado(a) com elas pode te ajudar a se sentir mais confiante. 2.Conheça os valores do Ensina Brasil: Pesquise sobre nossos valores e reflita se eles estão alinhados aos seus. 3. Escolha o melhor horário: Reserve um período do dia em que seu cérebro funciona melhor, seja de manhã ou à noite. 4.Leia atentamente: Preste atenção ao enunciado de cada questão, não apenas nos números, gráficos e tabelas. 5. Esteja preparado(a): Tenha papel, caneta e calculadora em mãos para agilizar anotações e cálculos. 6. Entenda as inferências: Algumas questões são de inferência. Para cada inferência, você receberá opções de respostas possíveis, das quais você deve selecionar apenas uma. Saiba como identificar se a inferência é verdadeira, provavelmente verdadeira, precisa de mais informações, provavelmente falsa ou falsa. Com essas dicas, esperamos que você se sinta mais preparado(a) para esta etapa. Boa sorte e nos vemos na próxima etapa! 🚀

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