Ir para o conteúdo
Logo Ensina Brasil
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
Instagram Facebook Linkedin Youtube
[wpdreams_ajaxsearchlite]
Logo Ensina Brasil
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
  • Trainee Ensina 2026
  • Como se preparar
  • Histórias Potentes
  • Downloads
Instagram Facebook Linkedin Youtube
Pesquisar

Histórias inspiradoras

Ensina Brasil

Da rede municipal de Cuiabá para a ONU: O Impacto Real do Nosso Programa de Desenvolvimento de Lideranças

No Trainee Ensina Brasil, você transforma a sua carreira e a vida de milhares de estudantes.  Hoje queremos te apresentar a história incrível da Clara, que foi aluna de alguns dos nossos Trainees lá em 2017, e teve sua vida transformada pela educação. Aos 17 anos, Clara, aluna da Escola Estadual Zélia da Costa Almeida em Cuiabá, foi convidada pela ONU para representar o Brasil na 14ª Conferência Internacional da Juventude pelos Direitos Humanos em Nova York. Ela falou sobre seu projeto “Restaurando Vidas”, que buscava melhorar a perspectiva de vida de jovens com dificuldades emocionais, desmotivados e com baixa autoestima. O projeto que mudou tudo “Restaurando Vidas” é o projeto que Clara desenvolveu para despertar o interesse pelos estudos em crianças e adolescentes através de dinâmicas socioeducativas. A ONU notou o impacto desse projeto e convidou Clara para compartilhar sua história. Acompanhada por seus professores (entre eles o alumni Yuri Piraccini) e sua diretora, Clara mostrou ao mundo a transformação que estava acontecendo em sua escola e comunidade. Nesse TEDx, a Clara encoraja outros jovens a se desafiarem, através de sua inspiradora história de superação que originou a criação do projeto Restaurando Vidas. https://www.youtube.com/watch?v=REj2Wdu0trQ De Estudante a Líder Global O impacto do nosso programa na vida de Clara foi tão significativo que ela foi convidada novamente para participar da 18ª Conferência da Juventude na Luta pelos Direitos Humanos da ONU, em 2024. Agora formada em Direito e professora universitária, Clara continua a fazer a diferença através de projetos de extensão que levam informações sobre Direitos Humanos e a Constituição Federal para diversas instituições, como creches, escolas e asilos. “Clara ganhou um mentor para o resto da vida […] Minha jornada em Cuiabá e o apoio à Clara dizem muito sobre quem eu sou e sobre o impacto que busco neste momento da minha carreira na Cogna: fomentar o desenvolvimento, a empregabilidade e a renda daqueles que nunca imaginaram cursar o Ensino Superior.” – Yuri Chaya, Alumni 2017, formado em Administração Pública na Universidade de Estado de Santa Catarina e Gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Cogna Educação. Impacto de verdade! A Clara exemplifica como nossos(as) estudantes podem assumir o protagonismo e contar suas próprias histórias, inspirando outros(as) jovens a se desafiarem e a buscarem uma educação de qualidade. Ela ainda afirma:“Eu me sinto parte do Ensina Brasil porque fui aluna de Trainees Ensina e o programa me marcou profundamente.” A participação dela em eventos internacionais, como a Conferência da ONU, destaca o potencial da nossa rede em causar um impacto global. *Yuri Chaya é formado em Administração Pública na Universidade de Estado de Santa Catarina, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FGV, mestre em Liderança, Política eGestão Pública pela FAAP e Gerente de Relações Institucionais e Governamentais na Cogna Educação. No Ensina Brasil, somos comprometidos(as) em transformar a educação brasileira através do desenvolvimento de lideranças. A Clara é apenas um exemplo de como nosso programa pode impactar a vida dos(as) alunos(as) e capacitá-los(as) a se tornarem agentes de mudança. Contamos com você para fazer parte da rede global que está transformando a educação no Brasil e a contribuir para o desenvolvimento de futuras lideranças! Confira na íntegra as matérias sobre as participações da Clara Vaz no evento da ONU para a juventude: Estudante de Cuiabá fala sobre participação em Conferência da ONU Professora de MT é convidada a representar o Brasil em conferência da ONU em Nova York  

Ensina Brasil

O que a ex-CEO da LATAM Airlines Brasil tem a dizer sobre o Ensina Brasil

O Ensina Brasil impacta ao lado de referências em liderança, como a Cláudia Sender, nossa Presidente do Conselho de Administração. Sua trajetória profissional é de tirar o fôlego: engenheira química com passagem por grandes empresas como Bain & Company e Whirlpool, além de um MBA em Harvard. Foi a primeira mulher a liderar uma companhia aérea brasileira. Confira o que ela diz sobre o programa: “Como Presidente do Conselho de Administração do Ensina Brasil, tenho tido o privilégio de testemunhar o impacto do Ensina Brasil de perto, tanto nas salas de aulas quanto nos espaços em que pautas educacionais estruturantes são definidas. Em uma visita à escolas, no ano passado, fui surpreendida pela potência das histórias dos(as) ensinas na vida dos estudantes: desde o engenheiro que transformou o interesse da turma por matemática ao dar aulas em um canteiro de obras, até a pedagoga que fundou o grupo de teatro que se tornou uma nova “casa” para os(as) participantes e conquistou até um prêmio nacional. Em outra ocasião, durante uma imersão dos Conselhos de Administração e Fiscal, contamos com a presença especial de três alumnis que compartilharam histórias vividas em sala de aula e dividiram alguns de seus desafios e conquistas como lideranças de organizações de educação. Ao unir as perspectivas de pessoas que estão ou já estiveram no “chão de escola” às daqueles diretamente responsáveis por conduzir o futuro das organizações, potencializamos nossa compreensão do contexto e nossa capacidade de avançar com mais segurança e pragmatismo em direção à real melhoria da educação. Depois de anos acompanhando a gestão da organização, é notável sua evolução em apenas 9 anos de existência. Observo melhorias contínuas e significativas nos resultados de seu Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que recentemente atingiu marcos históricos em avaliações realizadas com ensinas, estudantes e gestores escolares. Além de aprimorar seus indicadores qualitativos, a rede Ensina Brasil descobriu o que a torna única e está testando novos programas para escalar seu impacto em outras frentes. Essas inovações visam atrair e desenvolver mais lideranças, tanto nas escolas quanto em posições de influência em escala, todas conectadas em uma rede unida pelo mesmo propósito e representativa da diversidade brasileira. Nosso país será muito diferente se colocarmos as pessoas certas para resolver os maiores problemas sociais. Esse é o momento decisivo para investir na multiplicação de gente diversa e capacitada, olhando para a raiz dos problemas e efetivamente capazes de solucioná-los. Quem sabe um dia teremos um(a) ministro(a) da Educação que vivenciou a realidade das escolas públicas, é representativo do nosso Brasil e mobiliza pessoas para gerarem resultados de aprendizagem dignos de uma das maiores economias do mundo? Conto com o apoio e engajamento de todos(as) para continuar essa jornada de transformação e esperança para a educação no Brasil até o dia em que todas as crianças tenham uma educação de qualidade.”   Claudia Sender Ex-CEO da LATAM Airlines Brasil, Presidente do Conselho Ensina Brasil econselheira da Gerdau, Embraer, Telefônica e Holcim ¹ https://endeavor.org.br/pessoas/claudia-sender-tam/

Ensina Brasil

Sucesso + propósito: conheça 4 alumni que chegaram a posições de liderança

Aqui no Ensina, nós entendemos que sucesso não é só sobre seguir um caminho tradicional, mas sim sobre encontrar um propósito, causar impacto e se desenvolver profissionalmente ao mesmo tempo. Neste post, vamos mostrar como cinco alumni do nosso programa estão liderando organizações relevantes e transformando suas carreiras em histórias inspiradoras de impacto social e crescimento profissional. Veja como essas trajetórias mostram que é possível alcançar o sucesso ao mesmo tempo em que se faz a diferença no mundo. Prepare-se para se inspirar e descobrir como você também pode combinar impacto e avanço na sua própria jornada! Kézia Murta Kézia Murta, alumni de 2018 do antigo polo de Vitória-ES, atuou como professora de matemática na EEFM Catharina Chequer, em Vila Velha. É formada em Engenharia Civil pela UFBA com graduação sanduíche na University of Manitoba e durante sua experiência no programa, enfrentou desafios complexos, como gerenciar uma sala de aula com estudantes de idades variadas, alta taxa de rotatividade das composições de sala de aula e descontinuidades históricas nas gestões escolares. A experiência e todas iniciativas que conseugiu mobilizar junto a comunidade escola reforçou sua convicção de que é possível construir uma escola pública de qualidade, onde as pessoas são a chave para a transformação desejada. Nos últimos anos, Kézia liderou a área de Alumni do Ensina Brasil, contribuindo para o crescimento da rede e a ampliação das oportunidades, e também assumiu a Gerência de Novas Frentes do Ensina Brasil, com o objetivo de desenvolver soluções e programas que expandam o impacto transformador da experiência que vivenciou. Atualmente é Head de parcerias, estratégia, avaliação e pesquisa e mestranda em gestão e políticas públicas na FGV|EAESP. Seu sonho é ver a educação pública brasileira se tornar uma referência global, impulsionada por pessoas comprometidas com a mudança. Francielle dos Santos Bacharel em Matemática aplicada para Negócios pela USP, Francielle dos Santos é alumna da primeira turma do Ensina, atuou em Campo Grande (MS). Durante os dois anos no programa, Francielle teve uma experiência enriquecedora, aprendendo com colegas, gestão escolar e, principalmente, com seus alunos. A rede de tutores e colegas do Ensina proporcionou oportunidades valiosas para refletir sobre a prática pedagógica, desenvolver projetos, aprofundar conhecimentos e estabelecer conexões importantes no ecossistema educacional. Em seu último trabalho, Francielle ocupou o cargo de Gerente Pedagógica no Instituto Canoa, onde colaborou com instituições de ensino superior para implementar um programa de formação continuada de professores. Seu foco foi desenvolver salas de aula equitativas e democráticas. A experiência como professora durante o Ensina moldou sua abordagem profissional, incentivando-a a buscar soluções para as desigualdades educacionais com um senso de urgência e esperança. Ela acredita firmemente que, com trabalho e dedicação, é possível garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes. Atualmente, Francielle é mestra em International Comparative Education na Universidade Stanford. Ivan Gontijo Economista formado pela UFRJ, Ivan teve experiências em diversos setores durante a graduação, tais como consultoria e no mercado financeiro, mas decidiu passar por uma transição de carreira em busca de maior propósito e se dedicar ao campo da Educação Básica. É alumni da turma 2017, quando atuou como professor em Cuiabá – MT. Ivan acredita e trabalha por um Brasil capaz de promover educação de qualidade para todas as crianças e jovens, e almeja construir uma carreira de impacto em políticas públicas atuando em diferentes organizações desse ecossistema, tais como governos, terceiro setor e organismos internacionais. Atualmente é Gerente de Políticas Educacionais no Todos pela Educação, uma organização do 3º setor que atua desde 2006 para melhorar as políticas públicas da Educação Básica no Brasil e tem como meta central produzir conhecimento técnico e propostas para subsidiar o poder público Akira Tsuzuki Formado em Engenharia de Energia e Automação pela USP, Akira é alumni 2017. Atuou em Cuiabá – MT, onde lecionou Matemática para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante os dois anos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Akira garante que o Ensina Brasil trouxe a ele bons amigos, experiências fantásticas, habilidades de resolução de conflitos e gestão de projetos, além de um conhecimento aprofundado sobre Cuiabá/MT. E diz ainda que é muito grato por tudo e, embora a jornada tenha sido desafiadora, faria tudo novamente de coração aberto. Atualmente trabalha como Consultor da OEI atuando em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, uma empresa de soluções em máquinas e serviços para operações em todo o país. Trabalhando na educação profissional, o que o motivava é saber que ainda ouvirá muitas histórias de crescimento na carreira impulsionado pelos cursos da equipe de Treinamentos da Armac. Saber que ele impactou positivamente a vida acadêmica de alguém, assim como um professor também já fez com ele, é uma grande satisfação. Essas histórias refletem o impacto duradouro da experiência como Alumni do Trainee Ensina Brasil e demonstram como formação intensiva, experiência em sala de aula e inserção em rede podem impulsionar carreiras rumo a posições de liderança. São exemplos que inspiram e motivam quem busca transformar realidades por meio da educação, provando que propósito não é apenas um ideal, mas também um caminho real de desenvolvimento e influência. Se você se identifica com esse movimento, venha fazer parte dessa rede de lideranças e contribuir para um futuro mais justo e educador.

Histórias inspiradoras

Nunca dei aula, e agora?

Sabemos das preocupações que surgem, para quem nunca deu aula, por isso nesse conteúdo compartilhamos como te ajudamos nessa experiência profissional!

Ensina Brasil

Nós mudamos pessoas para mudar o país: confira a carta da Érica Butow para você!

Queridos e queridas candidatos(as), Nos últimos anos, percebi algo incrível: nossos participantes (os “ensinas”) e ex-participantes (“alumni”) do Programa de Desenvolvimento de Lideranças estão tatuando a experiência na pele! Essas tatuagens, junto com os resultados que alcançamos, mostram que transformar crenças é uma das formas mais poderosas de mudar o sistema. A motivação e as mentalidades moldadas durante os dois anos em sala de aula não só afetam profundamente a visão de mundo dos participantes, como também irradiam de forma positiva para seus estudantes, outros professores e para as comunidades escolares como um todo através de um efeito multiplicador. E é por isso que, no Ensina Brasil, nós mudamos pessoas para mudar o país.  Um exemplo inspirador é a trajetória da Jaqueline Novoletti. Ela acessou a universidade através de políticas públicas, formou-se em Direito e, em 2021, foi selecionada entre mais de 18 mil inscritos. Como professora de Língua Portuguesa, ela ensinou mais de 150 estudantes e criou muitas histórias de impacto. Uma das mais marcantes foi com Luízo, um aluno de 16 anos que estava no 9º ano sem saber ler e escrever adequadamente. Com a dedicação da Jaque, ele evoluiu muito em poucos meses. “Dentre os estudantes incríveis que conheci, esse relato menciona um em especial: Luízo, aluno de 16 anos da Escola Mãe Vitória, que em 2022 permitiu que fizéssemos parte do seu processo de melhoria em leitura e escrita. Um estudante que, no 9º ano, ainda não tinha exercido plenamente seu direito de ler e escrever, sendo parte dos 65% de jovens com atraso de alfabetização do Brasil. Um estudante que já tinha relação com minha história há muito tempo: nascemos no mesmo dia. Depois de alguns meses, Luízo já evoluia no universo das letras, palavras e frases – fruto do esforço contínuo dele, que frequentava semanalmente nossos encontros no contraturno. Eu, com o desejo de marcar na pele a experiência na docência, pedi a ele que escrevesse a palavra “Caminhos”. Ele caprichou na letra, mesmo eu não explicando ao certo o que faria com aquela palavra. Bem, até que ele descobriu: tatuei a letra dele no braço. As experiências em sala de aula agora estavam simbolicamente resumidas naquela palavra, escrita com a caligrafia daquele estudante, tatuada dentro de um quadro.“ E o que acontece agora? Agora, esse estudante – mesmo ainda com seus desafios – ganhou autonomia. E esse é o melhor presente que eu poderia receber ao final desse ciclo: Luízo não precisa mais de mim. Ele aprendeu a caminhar sozinho. E o que isso tem a ver com os próximos passos da minha vida? Esse estudante determinou o meu caminho: escolhi seguir trabalhando com políticas públicas ligadas à alfabetização. Culpa desse estudante, Luízo, que fez com que eu me abrisse, entendesse (e tatuasse!) os caminhos que a educação podem nos levar! E, a partir de agora, depois de pisar no chão da escola pública e ter encontrado Luízo, ele e os estudantes da Escola Mãe Vitória estarão, intrinsecamente, nos meus próximos capítulos de vida e em todos os meus pensamentos sobre educação. Após o Programa, a Jaque foi trabalhar com alfabetização em grande escala na Paraíba, acreditando que todos os estudantes podem aprender. Ela é uma entre os mais de 800 participantes e ex-participantes do nosso Programa que estão fazendo a diferença, desde a sala de aula até secretarias e grandes organizações educacionais. Desafios como a evasão escolar, a violência nas escolas e a defasagem pós-pandemia mostram a importância de termos lideranças ativas na educação. Precisamos de uma massa crítica de pessoas que acreditam e trabalham por uma educação de qualidade para todos. Estamos construindo um caminho para que o Brasil seja conhecido não apenas pelo futebol, mas também pela paixão pelas pessoas. Queremos um “Maracanã de fanáticos pela educação”, cheio de profissionais diversos e comprometidos com a mudança sistêmica. Convido vocês a fazerem parte da rede Ensina Brasil rumo ao nosso Maracanã! Sigamos juntos(as) até o dia em que todas as crianças tenham uma educação de qualidade.  Érica Butow, CEO e e Cofundadora do Ensina Brasil

Depoimentos

GenZ, a CEO do Teach for All tem um recado para você!

Influenciando decisões globais: Teach for All na Assembleia das Nações Unidas Um dos grandes diferenciais do nosso Trainee é fazer parte de uma rede global de mais de 60 países e 90 mil lideranças no mundo todo. Nós já sabemos também que o Ensina Brasil e o Teach for All contribui para três dos dezessete ODS da ONU , e podemos ilustrar a influência da Rede nos fóruns de decisão global com o discurso da Wendy Kopp, CEO do Teach for All e fundadora do Teach for America, primeira organização da Rede, na Assembleia das Nações Unidas no dia 11 de agosto de 2023. A CEO foi convidada a discursar em razão do Dia Internacional da Juventude em 2023, comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi estabelecida Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta. Confira abaixo alguns trechos da fala de Wendy Kopp: “[…] podemos resolver os desafios que enfrentamos – mas a questão é que isso exige toda a energia e liderança de muitas pessoas. Não chegaremos lá com muitas pessoas defendendo e levantando a voz sozinhas. Precisamos de pessoas na arena – trabalhando nas nossas comunidades mais marginalizadas, enfrentando os problemas com o seu tempo e energia. É por isso que podemos olhar para as escolhas de carreira dos líderes da sua geração e saber qual será a trajetória do nosso mundo dentro de alguns anos. Irá a sua geração enfrentar as desigualdades sistêmicas arraigadas que persistem em todos os setores do mundo? Você investirá seu tempo e energia para ajudar a fazer as transições cruciais nos sistemas energéticos, de transporte e alimentares do mundo, a fim de garantir a sustentabilidade do planeta? Você trabalhará para promover a paz em áreas de conflito? Há muito potencial. A sua geração(geração Z) está mais comprometida com a diversidade, a equidade, a inclusão, a justiça e a sustentabilidade do que qualquer outra que existiu antes – e você está mais consciente das ameaças a todas estas coisas. Mas até agora, as escolhas profissionais da sua geração parecem extremamente semelhantes às das gerações anteriores. Muitos na sua geração continuam a ver os seus empregos como meios para atingir um fim – como uma fonte de recursos e relações que irão permitir o seu bem-estar pessoal e permitir-lhes serem defensores e talvez filantropos mais tarde. Mas se quisermos abordar os enormes problemas que as pessoas e o planeta enfrentam, precisamos que os líderes mais promissores da sua geração se concentrem totalmente neles. Precisamos que você escolha empregos que lhe permitam alinhar toda a sua energia profissional com seus valores.” (tradução livre) Você pode conferir o discurso completo da Wendy Kopp na ONU pelo dia da juventude (na íntegra em inglês ou traduzido para português) aqui Quer saber mais sobre a atuação do TFALL? Separamos também alguns materiais especiais sobre o Teach for All que podem ser do seu interesse: Espero que sejam boas leituras!

Página1 Página2

Quer ficar por dentro das novidades da nossa rede?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Rua Fidalga, 593 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05432 – 070.

  • Ainda ficou com dúvida? Entre em contato através de:
  • selecao@ensinabrasil.org
Desenvolvido por 
Logotipo Agência Knup
Rolar para cima