O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil tem como principal função desenvolver lideranças que sejam capazes de contribuir na transformação da educação brasileira.

“Queremos desenvolver lideranças que tenham visão de chão de escola. E, ainda, que estejam dispostos a colocar a mão na massa ao longo dos dois anos de programa e a prosseguirem como lideranças”.
Erica Butow, CEO e Cofundadora do Ensina Brasil
A partir da visão de que só dá pra solucionar desafios complexos conhecendo-os de perto, durante os dois anos de Programa, os ensinas (participantes) atuam de forma remunerada, como professor(a) em escola pública.
Ok, mas você deve se perguntar: PRECISO TER LICENCIATURA PARA PARTICIPAR? 🤔
A resposta é: não! Você precisa compartilhar do nosso #UmDia e ter o desejo de transformar realidades através da educação, ampliando oportunidades para jovens estudantes.
Para você que não possui licenciatura, nós oferecemos uma Complementação Pedagógica, que corresponde à uma segunda graduação e capacita pessoas graduadas não licenciadas para o exercício do magistério na educação básica. Essa formação é oferecida por universidades parceiras e custeada pelo Ensina Brasil!

Com todo apoio e acompanhamento necessário, somado à formação com os maiores especialistas da área, os(as) participantes desenvolvem competências de um(a) professor(a) líder a partir de uma jornada contínua de aprendizado durante os dois anos.
Para mais informações sobre os elementos formativos, acesse o Modelo de Desenvolvimento Ensina Brasil.
Bacharel trabalhando com educação? ✨📚
Sabemos das preocupações que surgem, para quem nunca deu aula, por isso trouxemos dois ensinas para compartilharem o que os motivou a participar no Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil:

Thiago Pilotto, Engenheiro Florestal
“Um dos sonhos que eu trago comigo é de ajudar a sociedade a se tornar mais verde e sustentável, trazendo uma melhor qualidade de vida para todos. Esse é um sonho que me levou à minha área de formação, mas foi a percepção de que esse é um sonho para se sonhar coletivamente e a longo prazo que me levou a licenciatura.
Quando me deparei com a proposta do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, fiquei encantado! Enquanto poderia aprender e desenvolver habilidades, poderia, ao mesmo tempo, trabalhar em um propósito maior, com ajuda de uma rede de apoio e propagando para o público que vai tomar as rédeas do amanhã: nossos(as) estudantes. Eu luto todos os dias, em uma escola municipal junto de meus e minhas colegas e amigos(as), para que um dia todas as crianças tenham uma educação de qualidade e, enquanto lutamos, eu acrescento o meu toque verde: através dessa educação de qualidade, eu acredito que posso plantar a semente para que meus estudantes possam transformar o mundo e todos terem uma vida mais sustentável e de qualidade”.
Sarah da Rocha, Engenheira Civil
“No momento de decidir a graduação, a licenciatura sempre foi uma das minhas opções, mas por falta de estímulo, acabei optando pela Engenharia Civil. Durante o curso, entre altos e baixos, eu identifiquei um padrão que me incomodava: era como se os professores não estivessem tão dispostos a contextualizar os assuntos, e então elencavam uma série de conteúdos desconexos da realidade prática.
Foi daí que o meu desejo de lecionar cresceu ainda mais, e foi justamente quando eu soube exatamente que o meu rumo precisava passar pela docência. Eu sei que a docência, ao contrário do que eu imaginava, não é um dom que nasce com a pessoa, mas sim uma habilidade que vai sendo lapidada e constantemente aprimorada. Então, ao saber do processo seletivo do EB, eu enxerguei a oportunidade perfeita de unir dois desejos e me aproximar da realidade que eu sonhava.
Para além da questão didática, ser a professora de matemática em turmas de sétimos e oitavos anos têm me ajudado a construir uma nova perspectiva de tudo que é engenhoso. Porque, é a partir desse contexto que eu consigo mostrar aos meus alunos como a matemática é incrível e conecta tantos saberes. Mais do que a sala de aula, o papel de professora líder me aprimora nas interações sociais e na comunicação dos projetos e soluções que precisamos encontrar diariamente para lidar e driblar os desafios que surgem na caminhada da escola”.

5 comentários em “Nunca dei aula, e agora?”
Adorei conhecer um pouco a história de casa um deles e espero que em 2024 eu esteja dando meu depoimento.
Muito bom ter essa oportunidade de conhecer a historia de outros profissionais que estão tendo oportunidade de se realizarem , além de poderem fazer parte do projeto de vida de outras pessoas.
É tão legal poder ver os depoimentos das experiências do pessoal. Isso dá ainda mais gás. Espero poder estar dando o meu também em breve!
É tão legal poder ver os depoimentos das experiências do pessoal. Isso dá ainda mais gás. Espero poder estar dando o meu também em breve!
Assim como fui uma aluna bolsista pelo Prouni, acredito que posso devolver para a sociedade as oportunidades que recebi na minha jornada profissional.