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Ensina Brasil

💭Foi difícil, mas não desisti

Olá a todos, meu nome é Vinicius Prado Pereira, alumni ensina brasil da turma de 2023. Sou licenciado em História pela Universidade de Brasília, com trajetória marcada pela atuação em projetos educacionais, políticas públicas e liderança juvenil. Atuo como Consultor no Ensina Brasil, apoiando o desenvolvimento de lideranças educacionais e promovendo a transformação da escola pública. A decisão de mergulhar no programa Ensina Brasil foi um passo firme, guiado pela certeza de que eu queria trabalhar com impacto social e contribuir para uma educação de qualidade para as novas gerações. Os primeiros meses como trainee não foram apenas uma experiência, mas uma imersão acelerada em propósito e desenvolvimento profissional. Em qualquer jornada significativa, há dificuldades. Lidar com a adaptação a um novo local, a saudade da família e a magnitude das novas responsabilidades de ser um educador exige preparo e reflexão. Nesse contexto houveram momentos de insegurança: o receio natural de quem nunca ministrou aulas e o esforço para absorver as novas exigências profissionais. No entanto, com o apoio da rede e dos colegas da educação, esses não foram obstáculos, mas sim combustíveis. A verdadeira virada de chave foi o desenvolvimento acelerado das habilidades de liderança e a construção dessa rede. A insegurança logo deu espaço a uma enorme abertura para o crescimento pessoal e profissional. As formações presenciais e síncronas foram o nosso farol, momentos cruciais para recalibrar o propósito e reafirmar o valor da nossa missão. O polo onde atuei rapidamente se tornou uma segunda casa, um ambiente de colaboração e acolhimento. As interações com a consultoria se tornaram cada vez mais intencionais e produtivas, focadas em elevar o padrão do ensino e meu desenvolvimento como liderança. Mas o grande motor dessa transformação foram os meus estudantes. Eles eram, e continuam sendo, a inspiração e o desafio diário que me moldaram para ser um líder educacional melhor. Foi ali, na prática, que o meu desenvolvimento se tornou um processo contínuo e parte fundamental da minha identidade. O fim dos dois anos não foi o encerramento da jornada, mas a consagração de uma nova trajetória. Como alumni do programa, fui convidado a expandir meu impacto como consultor Catálise no mesmo polo. É a prova viva de que o Ensina é um compromisso duradouro com a formação de lideranças que transformam.  Para você, candidato que busca esse impacto: o caminho é desafiador, mas o retorno pessoal e profissional de se tornar uma liderança educacional em comunidades vulneráveis é extremamente recompensador.Você não apenas ensina; você transforma futuros e se transforma no processo. Há uma frase que sempre me inspira e define nossa ambição como organização: “O Ensina quer encher um Maracanã por fanáticos pela educação.” Agora como alumni eu já reservei minha cadeira, e estou pronto para ver as arquibancadas lotadas. Com o recrutamento aberto, estamos escalando o time dos sonhos. Você aceita ser o próximo convocado?

🎙️Perguntas para Laís: alumni do Trainee Ensina Brasil e Secretária Municipal de Educação em Lavras

A trajetória da Laís é um verdadeiro exemplo de como oportunidades de aprendizagem podem transformar vidas e impactar a educação. Ela compartilha conosco suas experiências, desafios e aprendizados desde o início no Trainee até a liderança na gestão pública. O que te motivou a se inscrever no Trainee do Ensina Brasil?“Fui aluna de escola pública durante toda a minha vida e tive o privilégio de encontrar profissionais que acreditaram no meu potencial. Inspirada por essas experiências, hoje me dedico a ser essa profissional que apoia, incentiva e acredita no talento de crianças, adolescentes e educadores. Quero criar oportunidades para que mais pessoas vivenciem o melhor da gestão pública e transformem suas trajetórias, assim como eu tive a chance de transformar a minha.” Como você conheceu o Ensina Brasil?“Vi divulgações nas redes sociais. Como fui da primeira turma, ainda não havia histórico de atuação. Foi, de certa forma, um tiro no escuro!” Você se via como professora antes do programa? Por que decidiu sair da sua formação original?“Antes, eu me via apenas no contexto universitário, influenciada pela cidade universitária em que nasci. Mas minhas pesquisas mostraram a distância entre quem formula políticas públicas e quem as implementa. Isso despertou em mim o desejo de compreender, na prática, como as políticas educacionais chegam à ponta. Decidi então viver o cotidiano escolar e entender que essa experiência seria fundamental para minha atuação futura na gestão de políticas públicas.” Como a experiência em sala de aula ajudou na sua liderança fora dela? “O maior aprendizado foi a empatia. Encarar desafios concretos — alunos que faltam por segurança, casos de abandono e violência, fome, abuso — muda completamente a forma de enxergar a política pública. Essa vivência ampliou minha capacidade de compreender contextos, escutar sem julgamento, gerir conflitos e valorizar singularidades. A sala de aula foi um espaço potente de amadurecimento pessoal e profissional.” Quais habilidades você nunca imaginou desenvolver, mas que hoje fazem diferença?“Aprendi a mobilizar pessoas e transitar entre diferentes públicos — da comunidade escolar a gestores de alto escalão — para engajar todos em torno de um projeto comum. Essa habilidade é essencial na minha carreira hoje.” Como foi o caminho até se tornar Secretária Municipal de Educação?“Não foi planejado. Estava me qualificando e contribuindo com projetos relevantes, e, ao longo do tempo, o preparo encontrou a oportunidade. Experiências como consultora me permitiram conhecer diferentes realidades e ampliar minha visão sobre os desafios e possibilidades da gestão pública. Hoje, essas vivências ajudam a buscar soluções criativas e a promover trocas entre municípios.” Legado, impacto e conselho aos candidatos“Meu conselho é se envolver de corpo e alma em tudo que fizer. Mesmo nos desafios, cada experiência tem potencial de desenvolvimento — intelectual, emocional, social e cultural. No Ensina Brasil, aprendemos a ensinar, mas também a aprender, se transformar e transformar o outro. O programa cria trajetórias sólidas de reconhecimento e abre portas para construir impacto real na educação.” Transformar vidas começa com acreditar no potencial das pessoas. O caminho da Laís mostra que cada passo no Trainee Ensina Brasil é uma oportunidade de aprendizado, impacto e crescimento tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Quer fazer parte dessa transformação? Descubra como o programa pode impulsionar sua trajetória e inspirar mudanças reais na educação

English for All: como a sala de aula inspirou um projeto global de aprendizagem

👨‍🏫 Gabriel Guedes é formado em Psicologia e atuou como Trainee no Ensina Brasil na rede de Caruaru (PE) como professor de Língua Inglesa e Projeto de Vida para turmas do Ensino Fundamental II entre 2021 e 2023. 🏐 Ex-atleta de vôlei, ele traz consigo a disciplina, o espírito de equipe e a resiliência do esporte, que também se refletiram na sua prática docente. O nascimento do English for All 🌐 Durante a pandemia, no início de sua trajetória como professor pelo Ensina Brasil, Gabriel se deparou com o desafio de engajar seus alunos no aprendizado de inglês em um país onde o idioma ainda é visto como elitizado e distante da realidade de muitos 📚: 💬 “Acreditamos e propagamos que o ensino precisa ser contextualizado e fazer sentido para o aprendente. Contudo, quando falamos do ensino de língua inglesa, essa máxima muda de tom. Num país onde o uso da língua inglesa é desvalorizado e, de certo modo, elitizado, transformar a aprendizagem em uma necessidade ou uma possibilidade real para contextos de vulnerabilidade é um desafio.” 💡 Você já sabe que, no nosso Trainee, enfrentamos desafios reais e desenvolvemos muitas competências valorizadas pelo mercado, como a Inovação. Utilizando essa competência, Gabriel decidiu tornar as aulas mais significativas, convidando uma amiga estrangeira para participar de uma aula surpresa 🌍 e o impacto foi imediato ✨. 🔍 A forma como os estudantes passaram a buscar no Google como se comunicar para poder falar com a pessoa nova chamou atenção. 🌟 E a partir da promessa de que teríamos novos(as) estrangeiros(as), os estudantes começaram a se dedicar de forma diferente. 💪 Apesar de ainda reféns da dificuldade com o idioma, o primeiro passo havia sido dado ✨. 🌍 Após duas aulas de visitas com pessoas estrangeiras, somos informados de que as aulas retornariam para o presencial. Neste momento, Guedes ouviu relatos como: “Professor, e agora? Você vai trazer os gringos para a sala de aula, né?” ✨ 🌟 Outro diferencial do nosso Trainee é uma rede potente de lideranças! Guedes se conectou com Maria Eduarda, alumni 2021 de Luziânia (GO), que, através de um contato com Sofia Farias, alumni 2018 de Caruaru (PE), optou por reviver um projeto de nome English for All (EFA), que conecta estudantes de diversos países em grupos de WhatsApp para exercícios de atividades colaborativas 🌍. Hoje, o projeto conta com duas frentes — EFAforTeachers e EFAforStudents — e já impactou mais de 170 professores e 750 estudantes em 29 países diferentes 🚀. Muito além do aprendizado do idioma, o English for All promove habilidades socioemocionais, vivências multiculturais e o desenvolvimento de uma cidadania global 🌐.   🌟 A partir desta experiência, temos diversos relatos de estudantes informando como o EFA os apoiou a praticar o inglês, a conhecer novas culturas, a fazer novos amigos de outros lugares do mundo, e principalmente, a perder a vergonha do uso do idioma 🌍. Assim como o lápis que risca o papel também é transformado, eu, enquanto gente, aprendo enquanto ensino. 💬 Guedes descreveu assim sua relação com seus estudantes e a transformação mútua que nasce dessa relação. Entre os aprendizados mais marcantes de Gabriel em sala de aula estão as histórias de um de seus estudantes que, à primeira vista, era considerado “difícil“. Sempre brincalhão e alvo de críticas de outros professores, surpreendeu ao revelar sua sensibilidade em uma atividade de Projeto de Vida: “Solicitei aos estudantes que pensassem em qual seria sua maior qualidade e a partir disso fizessem um desenho de um super herói no qual sua qualidade seria seu super poder. Quando me dei conta, o desenho desse estudante não seguia os padrões do que foi solicitado. Ele desenhou apenas uma cidade, com nuvens e muita chuva. Sem super herói, sem super poder. Já pronto para reclamar pela não adequação ao que foi pedido, acreditando que estava mais uma vez a testar limites, ele diz ‘Não professor. Na verdade eu sou as nuvens, e a chuva é a alegria que gosto de derramar ao meu redor’.” 🌱 Aquele estudante, dito pelos outros como “sem futuro”, é na verdade uma pessoa que anseia por atenção, cuidado e, principalmente, por tentar fazer as pessoas ao seu redor felizes ❤️. Essas experiências ensinaram a Gabriel o verdadeiro valor da escuta e da empatia, reforçando a visão de Paulo Freire: “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.“ Do chão da escola às políticas públicas 🎯 Atualmente, Gabriel atua como Gerente do Projeto Gestão da Aprendizagem da FGV DGPE, em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia. Sua missão é apoiar o desenvolvimento de estratégias que melhorem a aprendizagem dos estudantes e o fluxo escolar, sempre com atenção às especificidades de um território diverso e desafiador como o baiano “Sem dúvida, saber por quem eu faço o que faço e levar comigo no peito a visão do ensina de que #umdia todas as crianças terão uma educação de qualidade, me dá o norte de onde eu quero chegar. Lembrar dos meus estudantes, me rememora quem eu quero alcançar.” Uma mensagem para futuros trainees Para Gabriel, o Programa de Trainee do Ensina Brasil é uma experiência única de desenvolvimento pessoal e profissional: “Ninguém muda a educação sozinho. Por isso, o programa forma uma rede de pessoas engajadas, qualificadas e conscientes, que levam para diferentes âmbitos da educação a vivência e as aprendizagens do chão da sala de aula.”

Etapa de Perguntas de Reflexão: agora é sua vez de mostrar coragem, propósito e visão de futuro 💡

Mais um passo foi dado em direção à sua carreira de impacto. Se você chegou até aqui, significa que está se preparando para a Etapa de Perguntas de Reflexão do Processo Seletivo do Trainee Ensina Brasil! Se você escolheu o Ensina Brasil, é porque acredita no poder da educação para transformar vidas — a sua e a de milhares de estudantes em todo o país. Nesta etapa, você terá a oportunidade de refletir sobre esse desafio e mostrar que grandes transformações são lideradas por pessoas corajosas, conscientes e comprometidas com o coletivo. O que você vai fazer nesta etapa? A Etapa de Perguntas de Reflexão é composta por uma parte obrigatória e outra opcional: OBRIGATÓRIA: A produção de um texto escrito, com base em uma temática educacional; OPCIONAL: A gravação de um vídeo de apresentação pessoal, com até 90 segundos de duração. Vamos aos detalhes: Parte escrita: escolha uma pergunta e desenvolva sua reflexão Você encontrará três perguntas distintas, cada uma com uma temática relevante dentro do contexto educacional. Sua tarefa será escolher uma delas e escrever um texto sobre o tema proposto, com até 2.500 caracteres (incluindo os espaços). As opções de tema são: Inclusão de estudantes com deficiência Clima escolar e convivência Construção de trajetórias pós-escola Essa é a sua chance de demonstrar como você pensa sobre os desafios reais da educação pública, como se posiciona diante deles e como se vê contribuindo ativamente. DICA DE OURO: Como se preparar para mandar bem na parte escrita?Aqui vão alguns conteúdos que podem te ajudar a organizar suas ideias, ganhar mais segurança e mostrar todo o seu potencial nessa etapa. Inclusão de estudantes com deficiência Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, produzido pelo Todos Pela Educação Ação do Instituto Rodrigo Mendes, ref em inclusão Podcasts sobre Educação Inclusiva Clima escolar e convivência Conversando sobre violência e convivência nas escolas O diagnóstico do clima e da convivência na escola: elementos para uma liderança colaborativa e democrática Construção de trajetórias pós-escola A importância da conexão afetiva com os alunos 11 dicas e atividades para aproximar alunos da escola pública do ensino superior Parte em vídeo: apresente sua trajetória e motivações Você pode gravar um vídeo de até 90 segundos para se apresentar (opcional).  Se você optou por não gravar o vídeo, basta colar este link no campo de resposta: https://bit.ly/video-opcional (o vídeo é uma atividade opcional e você não será prejudicado(a)) (editado)    Essa etapa é sobre se conectar com aquilo que te move. É o momento de trazer à tona suas ideias, valores e experiências. Estamos animados e animadas para conhecer quem você é e o que você acredita ser possível por meio da educação.  Boa sorte!

📜 Carta a uma futura liderança da educação.

Olá, futura liderança Ensina! Sou Ana Montosa, CEO e Cofundadora do Ensina Brasil e queria desejar boas-vindas às futuras lideranças que irão transformar a educação! Se você está lendo esta carta, significa que você é uma pessoa corajosa que escolheu seguir um caminho diferente e está construindo uma carreira de propósito . Imagino que esse seja um momento repleto de perguntas, decisões e talvez até inseguranças , afinal, é assim que as grandes decisões são tomadas: não sem medo, mas com coragem. Vi o Ensina Brasil nascer em 2016, ano em que decidi deixar minha carreira de Consultoria Estratégica para trabalhar com impacto social💗 . No processo de me conectar com diversas lideranças que passaram por inquietações parecidas com as minhas, fui apresentada à Erica Butow. Ao conhecer a potência de sua história e sua visão de lotar o Maracanã de fanáticos pela educação📘 , soube na hora que queria fazer parte disso. Mergulhei na jornada empreendedora e cofundei o Ensina ao lado da Erica e de um time fundador que, na época, cabia dentro de um elevador. Foram três anos intensos para tirar a nossa visão do papel. Ao final deles, alcançamos um ponto que não tinha mais volta: o Ensina Brasil tinha chegado para ficar . Com a tranquilidade de que o Ensina continuaria crescendo em tamanho e impacto, saí para realizar um sonho e fazer meu mestrado em Políticas Públicas Educacionais, na Universidade de Stanford👩‍🎓 . Também trabalhei com filantropia estratégica e me aprofundei em casos de mudanças políticas, conhecendo diversas organizações sociais. Essa expansão dos horizontes só reforçou quão complexo e profundo é o problema da educação e que, se tem algo que pode virar o jogo de maneira sistêmica e sustentável, são as pessoas👨👩 . Exatamente o que o Ensina se propõe a fazer: formar a próxima geração de lideranças que vai, em rede, mudar o Brasil . Essa voltou a ser a minha maior aposta de longo prazo para a transformação da educação brasileira. E, com isso batendo ainda mais forte dentro de mim, em 2022, decidi voltar. Hoje, somos uma rede vibrante de mais de 850 pessoas que se importam e agem, coletivamente, para enfrentar os desafios da educação, com mais de 120 mil estudantes diretamente impactados e milhões de outros indiretamente impactados pelo trabalho dos Alumni em mais de 220 organizações e governos. Por trás desses números, incontáveis histórias de transformação ✨ e, é claro, um time diverso e competente e uma base sólida de parceiros estratégicos que fortalecem nossa organização para enfrentar os desafios da educação pública com ainda mais força e determinação. Para começar essa jornada, você não precisa estar pronto(a), mas ter coragem 💡 e estar disposto(a) a aprender e se desenvolver. Você contará com uma formação incrível e será acompanhado por uma rede de profissionais excelentes. O Programa Ensina é mais do que um Trainee, é uma escolha por transformação 🔑. Um caminho real de transformação pessoal e profissional, onde jovens talentos colocam seus conhecimentos a serviço da educação pública e da equidade. Imagino você assumindo posições de liderança e tomando decisões estratégicas que vão transformar a educação do país, com um conhecimento construído com desafios reais. Você fará parte de um movimento maior 🌎 e estaremos juntos nessa caminhada! Um movimento que acredita que a educação é a chave para mudar histórias — a sua e a do nosso país. O Brasil precisa de lideranças corajosas como você 💪. Com coragem,Ana MontosaCEO, Ensina Brasil

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ODS da ONU: Como o Ensina Brasil contribui para a Agenda 2030

Você sonha em fazer a diferença no mundo, mas ainda não sabe por onde começar? Já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, ou da Agenda 2030, e tem vontade de trabalhar diretamente com eles? Se você respondeu sim para uma das perguntas anteriores, vou te contar como o Ensina Brasil pode ajudar a transformar esses sonhos em realidade! Mas antes de tudo… Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um chamado global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas vivam em paz e prosperidade. São metas ambiciosas para transformar nosso mundo até 2030. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para alcançar um futuro melhor para todos, construído em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.¹ E o que o Ensina Brasil tem a ver com isso? O Ensina Brasil contribui para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU! Vamos falar um pouco sobre cada um deles: O primeiro é o Objetivo 4: Educação de qualidade. Este objetivo visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os estudantes (bem parecido com a nossa missão, não é mesmo?) Dentre outras ações, o ODS 4 busca:> Garantir que todas as pessoas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.> Garantir que todas as pessoas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.> Aumentar a quantidade de professores e professoras qualificados(as), inclusive por meio da cooperação internacional para a formação desses e dessas profissionais. Você pode ler mais sobre o ODS 4 aqui! O segundo é o Objetivo 10: Redução das desigualdades. Este objetivo fala sobre reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.  Dentre outras ações, o ODS 10 busca:> Promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.> Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados. Você pode ler mais sobre o ODS10 aqui! O terceiro é o Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação. Esse objetivo fala sobre reforçar parcerias globais para apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo colaborações eficazes entre governos, setor privado e sociedade civil. Por isso a nossa rede do Teach for All é tão importante! Dentre outras ações, o ODS 17 busca:> Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países> Reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação de países em desenvolvimento> Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes para transformar realidades Você pode ler mais sobre o ODS 17 aqui! Trabalhando em rede, podemos garantir educação de qualidade para todos e todas, reduzir as desigualdades e fortalecer parcerias globais para um futuro mais justo e sustentável. Quer saber mais sobre como você pode fazer parte dessa transformação? Venha conosco e junte-se ao movimento por um #UmDia melhor para todos! Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial das Nações Unidas²Site oficial do Supremo Tribunal Federal

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Edu Lyra sobre o Ensina Brasil: Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação

Você já ouviu falar do Edu Lyra? Ele é o fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Além disso, está na lista da Forbes Brasil como um dos jovens mais influentes do país com menos de 30 anos. Edu ministra palestras em universidades como Harvard e Babson College, além de empresas como Google, Ambev e Accenture. Segundo ele, seu objetivo é “criar a maior e mais transformadora rede de ONGs do planeta e mandar a miséria das favelas para o museu. No Ensina Brasil, contamos com a presença ilustre de Edu Lyra como Conselheiro Consultivo, ao lado de nomes como Claudia Sender (ex-Presidente da LATAM), Gina Vieira (professora premiada da rede pública) e Denis Mizne (Presidente da Fundação Lemann e Fundador do Instituto Sou da Paz). Recentemente, Edu falou sobre o Ensina Brasil em uma matéria intitulada “Imagine um país de torcedores fanáticos pela educação”, no Jornal O Globo. Para saber mais, confira a matéria completa: “A área social precisa urgentemente de ideias novas. As abordagens testadas até agora para enfrentar a pobreza e a desigualdade, seja por parte do poder público, seja pelo terceiro setor, são insuficientes. Conhecemos estratégias que amenizam problemas estruturais, mas ainda não conseguimos inventar tecnologias sociais capazes de resolvê-los de verdade. Com o campo da educação, não poderia ser diferente. A baixa qualidade do ensino público brasileiro é uma velha conhecida e, em parte, até sabemos o que precisa ser feito para reverter esse quadro. Sem ampliar investimentos públicos, melhorar a infraestrutura das escolas e valorizar os professores, dificilmente sairemos da lanterna de rankings internacionais como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Mas é preciso ir além. Enfrentar esse problema com a devida seriedade requer também inovação. Precisamos de gente tecnicamente capacitada, que conheça de perto a realidade das escolas e, sobretudo, esteja disposta a pensar em novos modelos e abordagens para viabilizar o tão sonhado salto qualitativo na educação brasileira. Felizmente, contamos com lideranças como Erica Butow, CEO do Ensina Brasil, trabalhando de maneira incansável por esse objetivo. Filha de uma empregada doméstica que nunca teve a oportunidade de estudar, ela conhece bem a realidade dos brasileiros mais pobres e o potencial emancipador da educação. Erica cursou administração e construiu uma carreira sólida na área, mas sua real vocação só foi descoberta durante um trabalho voluntário no Capão Redondo, periferia de São Paulo. Dando aulas de inglês para jovens carentes, ela se apaixonou pela área de educação, passou a se dedicar ao assunto e, depois de muito estudo e até um MBA nos Estados Unidos, fundou o Ensina Brasil. A visão da ONG é muito simples: garantir que, um dia, toda criança tenha uma educação de qualidade. Para isso, ela promove a formação de lideranças capazes de concretizar essa visão, profissionais de diversas áreas selecionados para um treinamento social intensivo. Durante dois anos, eles são colocados para lecionar numa escola pública vulnerável. Para isso, o Ensina Brasil fez parcerias com governos e prefeituras Brasil afora. Os educadores recebem ainda cursos de capacitação que somam mais de mil horas. O objetivo é aliar uma formação técnica sólida com aquele conhecimento prático, construído a partir da própria sala de aula, sobre quais são os caminhos e potencialidades da educação brasileira. Dos mais de 400 profissionais que já passaram pelo projeto, 80% continuam a atuar na área de educação. Só na última seleção houve cerca de 14 mil inscritos para 200 vagas, uma concorrência digna dos vestibulares mais disputados do país. Isso revela uma enorme disposição por parte da sociedade civil em construir pontes e criar soluções para nossos problemas estruturais. A trajetória do Ensina Brasil é um belíssimo exemplo, dentre tantos outros, de como o brasileiro já é solidário, apaixonado, disposto a contribuir com quem mais precisa. O que faltam são iniciativas que canalizem essa energia na busca de tecnologias sociais inovadoras. Ou, como diz Erica, quando tivermos um Maracanã lotado de fanáticos, todos gritando e torcendo pela melhoria das nossas escolas, aí sim estaremos a um passo de revolucionar a educação brasileira.” Artigo publicado no O Globo, por Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões.   

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Conheça o Teach for All, a rede global que fazemos parte!

We envision a world where all children have the education, support, and opportunity to shape a better future (Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade para moldar um futuro melhor) A frase acima corresponde à visão da rede TFALL: uma comunidade global de agentes de mudança que desenvolvem liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Que o Ensina Brasil faz parte de uma das maiores redes de impacto social do mundo você já sabe, mas você conhece a rede Teach for All? Sabe quais são os seus objetivos e aspirações, pelo que ela trabalha?  O Teach for All é uma rede presente em 61 países, reunindo lideranças que trabalham para expandir oportunidades educacionais ao redor do mundo, por meio de organizações como o Ensina Brasil. Ao todo, aproximadamente, 11 milhões de estudantes são impactados(as) pela rede global. Como participante do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil, você fará parte desse movimento com mais de 90 mil líderes. O modelo de rede, que tem mais de 15 anos de operação, prova que a cooperação entre os países contribui para expandir oportunidades educacionais pelo mundo e maximiza o impacto social através do compartilhamento de aprendizados, informações e apoio em busca de um objetivo comum. Milhões de crianças não têm a educação, o apoio e as oportunidades de que necessitam para prosperar. Os obstáculos que enfrentam – pobreza, fome, discriminação, entre outros –  são esmagadores. Enfrentar este desafio complexo requer liderança coletiva e a ação dos melhores talentos de cada um dos países que fazem parte da Rede¹. Se pudéssemos resumir o que seria uma rede global em uma palavra, ela seria: coletividade. Liderança coletiva: o que é isso? A mudança dos resultados para as crianças exige mudanças nas políticas, nas práticas e na cultura – o que significa que exige que as pessoas exerçam liderança em todos os níveis de educação e governo, dentro e fora do sistema. Uma mudança significativa e sustentável também exige que muitas pessoas trabalhem em conjunto, ultrapassando linhas de diferença e níveis de poder, e lideradas por aqueles que vivenciaram as desigualdades que estão a ser abordadas. Chamamos isso de liderança coletiva¹. Na rede Teach for All, acreditamos que as soluções são compartilháveis: embora cada contexto local seja único, as semelhanças na natureza dos desafios que as crianças enfrentam de um lugar para outro significam que as soluções são muitas vezes partilháveis. A rede global permite que funcionários(as), professores(as) e ex-alunos(as) parceiros(as) partilhem estas inovações com colegas de todo o mundo, aprendam e adaptem ideias promissoras nos seus próprios países. Imaginamos um mundo onde todas as crianças tenham educação, apoio e oportunidade de moldar um futuro melhor para si e para todos nós. Em todo o mundo, as parcerias da rede Teach For All estão trabalhando para desenvolver uma liderança coletiva para garantir que todas as crianças possam atingir o seu potencial. Qual é o diferencial de fazer parte da rede Teach for All? Através da rede global, nossas equipes e aliados(as) em todo o mundo partilham soluções para acelerar o progresso uns dos outros e aumentar o nosso impacto colectivo. Estamos desenvolvendo um  número significativo de líderes extraordinários que ensinam com sucesso em comunidades com poucos recursos e continuam a trabalhar para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de realizar o seu potencial. Somos uma voz influente na discussão global, defendendo, com base nas nossas diversas experiências, a igualdade e as oportunidades para as crianças. Estes esforços coletivos e sustentados contribuem para o progresso em comunidades em todo o mundo que estão trabalhando para proporcionar a todas as suas crianças a educação, o apoio e a oportunidade de realizarem o seu potencial. Em uma rede que conta com 61 países, a palavra forte é diversidade.  O Teach For All trabalha para elevar as diversas vozes e perspectivas de toda a nossa rede para informar a discussão global sobre o que será necessário para cumprir os compromissos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e para tornar-se um centro global de aprendizagem sobre como transformar nossos sistemas educacionais. De Cordisburgo (MG) à Malásia: um caminho de transformação pela educação Uma excelente notícia para celebrar: nosso Alumnus André Liboreiro foi selecionado para participar da “Leading with Lived Experiences Fellowship”, uma oportunidade promovida por nossa rede global Teach For All! Este programa prestigiado reúne diversos Alumni e líderes locais que, em suas trajetórias pessoais, já enfrentaram distintas formas de desigualdade e buscam fortalecer a equidade em comunidades vulneráveis ao redor do mundo. Desde abril de 2024, André tem participado de sessões virtuais na rede global, culminando em um encontro final em Kuala Lumpur, na Malásia. “Meu sonho para a educação do Brasil é que todas as crianças tenham uma educação de qualidade, independente da raça, do gênero, do nível socioeconômico e da orientação sexual”.  –André Liboreiro, Alumnus e Analista de Conhecimento, Dados e Pesquisa Sênior na Fundação Lemann. Clique aqui para conferir a dica! E aí, preparado(a) para transformar a sua trajetória e a da educação brasileira? Um abraço!Time do Processo Seletivo ¹Site oficial do Teach for All

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Porque o Google ama o Teach for America e o que isso tem a ver com o Ensina Brasil

Já te contamos por aqui que o Ensina Brasil faz parte de uma rede global que conta com mais de 60 países, a rede Teach for All. Tudo começou com o Teach for America, fundado em 1989 nos EUA por Wendy Kopp, que agora é CEO do Teach for All. Hoje, o TFA conta com mais de 90 mil ex-alunos, e mais da metade deles continuam na educação, ocupando posições de liderança importantes. O Trainee Ensina Brasil também está fazendo um grande impacto. Após dois anos em sala de aula, nossa rede já tem mais de 600 ex-trainees espalhados por 19 estados brasileiros, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Destes, 80% continuam trabalhando na área educacional, e aproximadamente 50% da turma de 2017 já ocupam cargos de liderança.   Quando falamos em rede global, o Teach for America (TFA), como a organização mais antiga da rede, oferece uma visão de futuro para todos os países que adotaram esse modelo. Juntas, essas organizações trabalham para que todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Além disso, o TFA nos permite aprender com sua trajetória. Há alguns anos, o Business Insider, um site de notícias dos EUA, publicou uma matéria intitulada “Why Google Loves Teach for America” (Por que o Google ama o Teach for America). O artigo explica o diferencial que o Programa da organização traz para a carreira de seus participantes e ex-alunos, e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. Confira abaixo a matéria traduzida: Porque o Google ama o Teach for America   Pessoas que buscam emprego no Google talvez queiram passar alguns anos como professores primeiro. Um porta-voz da empresa disse ao Business Insider que atualmente existem mais de 100 pessoas no Google que anteriormente participaram do Teach for America (TFA), um programa de dois anos que coloca graduados(as) de elite como professores(as) em escolas públicas urbanas e rurais carentes. O Google adora contratar pessoas do programa porque ele exige que recém-formados pensem rapidamente e tenham sucesso em um ambiente desafiador, duas qualidades que a empresa considera essenciais para os funcionários assim que chegam ao Google. Na verdade, a empresa até tem uma parceria com o TFA que permite que pessoas que receberam uma oferta de emprego com o gigante da tecnologia adiem sua aceitação por dois anos para cumprir o compromisso com o TFA. Conversamos com a porta-voz do Google, Meghan Casserly, e A.T. McWilliams, alumnus do TFA e membro da equipe de comunicação do Google, sobre o que torna o TFA especial e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios. “As pessoas graduadas do TFA precisam orientar seus e suas estudantes em um ambiente onde a motivação nem sempre é garantida. e resolver problemas muito complexos que exigem paciência, perseverança e comprometimento – coisas que realmente valorizamos no Google”, disse Casserly, chefe de comunicação cultural da empresa, ao Business Insider. “É difícil encontrar profissionais talentosos com esse tipo de experiência intensa tão cedo em suas carreiras.” Um ano antes de se formar em Yale em 2012, McWilliams trabalhou como estagiário no Google, fazendo relações públicas para o departamento de publicidade da empresa e posteriormente recebeu uma oferta de emprego. No entanto, ele escolheu aceitar uma das aproximadamente 5.800 cobiçadas vagas do TFA oferecidas aos membros da turma de 2012 (entre quase 50.000 candidatos), sendo designado como professor de primeiro ano em uma escola no bairro de baixa renda de Brownsville, no Brooklyn, Nova York. Lá, McWilliams aprendeu uma série de habilidades que, segundo ele, o ajudaram a ser mais eficiente em seu trabalho no Google, onde se tornou um membro em tempo integral da equipe de comunicações corporativas da empresa em Nova York no último verão. Para começar, os membros do Teach For America recebem apenas cinco semanas de treinamento intensivo antes de começarem a ensinar. Como resultado, McWilliams precisou aprender no trabalho e criar soluções criativas que ajudassem cada um de seus 30 alunos a aprender o material que estava ensinando. Essa experiência seria útil no Google, onde novas pessoas são esperadas para contribuir imediatamente, com a esperança de que sua falta de experiência possa dar aos membros mais antigos da equipe uma nova perspectiva sobre qualquer problema que estejam tentando resolver. Ensinar o primeiro ano também exigiu de McWilliams encontrar maneiras de medir seu desempenho, semelhante à forma como ele precisaria se avaliar por meio do famoso sistema de Objetivos e Resultados-Chave do Google, por meio do qual os funcionários estabelecem uma série de metas mensuráveis para si mesmos. Talvez o mais importante, o TFA o forçou a pensar profundamente sobre como as pessoas aprendem e usar esse conhecimento para resolver problemas difíceis. Durante seus dois anos na sala de aula, McWilliams descobriu que ele mesmo era um aprendiz visual e desenvolveu estratégias para superar desafios em uma sala de aula onde cada aluno tinha necessidades de aprendizado individuais. Ele diz que, embora ainda não esteja encarregado de gerenciar pessoas, essas habilidades o prepararam para assumir tal cargo no futuro e o tornaram um comunicador melhor com seus próprios chefes. “No Teach for America, você não está apenas aprendendo a ensinar outra pessoa, mas também está aprendendo quais fatores ajudam alguém a aprender melhor”, diz McWilliams. “Você ficaria surpreso com o quanto estudantes do primeiro ano se assemelham aos adultos.” Por fim, ele diz que a resolução criativa de problemas que ele fez para se comunicar com estudantes é semelhante à “triagem corporativa” que ele faz todos os dias ao tentar descobrir a melhor maneira de explicar um novo produto do Google ao público. Em sua opinião, essas habilidades não são apenas aplicáveis ​​em relações públicas ou no Google. Na verdade, muitos de seus colegas no programa Teach for America agora estão transferindo com sucesso o que aprenderam do programa para seus estudos em faculdades de direito e medicina. “Acredito que a experiência do Teach for America é realmente

Depoimentos

O impacto do Ensina Brasil para além dos números: Carta de nossa aluna Larissa

Que a rede Ensina Brasil está transformando realidades pelo país, não há dúvida. A cada nova história, vemos como o impacto começa na sala de aula e se espalha, ganhando força quando nossos alumni assumem posições de liderança em organizações que movem a educação brasileira. Desde 2017, já são mais de 420 mil estudantes impactados diretamente por essa rede que acredita no poder da educação para mudar o futuro. E esse número só cresce, junto com o nosso compromisso. Mas já pensou no significado desses números para quem está na linha de frente desse impacto? Já imaginou que por trás desses dados há rostos e uma rede de conexões genuínas entre ensinas e estudantes? Nós transformamos vidas para transformar o país, e hoje trazemos as palavras de alguém que teve a vida tocada por nossa rede. Aqui está a carta emocionante de Larissa, aluna de Isabel Ávila, ensina 2022 em São Luís (MA): Carta para a professora Bel e Ensina Brasil Foto 1: Isabel e Larissa “Quando eu estava, literalmente, perdida no meio do caos, a professora Bel me ajudou sendo o meu porto seguro e me tranquilizou com palavras de afirmação. Nessa fase, ela acreditava em mim mais do que eu mesma. Lembro que, na época, eu havia decidido não fazer o ENEM e nem o PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação) da UEMA¹, pois eu tinha certeza de que não ia passar em nada. Contudo, a professora Bel fez uma força tarefa junto com o Movimento AMPLIA² para que todos os alunos do terceiro ano da minha antiga escola conseguissem se inscrever nas provas de vestibular. Por causa da professora Bel, fizemos a minha inscrição nas duas provas (ENEM e PAES), e ela me ajudou desde a inscrição até unir toda a documentação para as universidades. Eu diria que a trajetória para a aprovação foi mais árdua do que eu imaginei: inúmeras noites de sono perdidas, falhas em outras áreas da minha vida e perda de vida social. Se torna tudo mais difícil quando não se tem apoio de quem a gente precisa, e eu não tinha o apoio necessário. Entretanto, a professora Bel me mostrou também que eu não precisava de ninguém além de mim mesma. Escolher a Geografia não foi um caminho difícil, pois eu sempre tive boa experiência com meus professores dessa disciplina e também tinha boas notas, mas não era algo que passava no meu primeiro plano, não seria meu ‘plano A’. Mas dentre as opções que eu tinha no SISU, a Geografia era a mais próxima dos cursos que eu pensava em cursar. Enquanto as minhas opções já tinham sido lançadas no SISU, eu fiquei lembrando das aulas de Geografia que a professora Bel havia ministrado, lembrei da aula de campo no mangue e das aulas pré-campo que ela falava sobre os trópicos, sobre precipitação e a localização dos manguezais no globo. Eu via a paixão dela ao ensinar Geografia para nossa turma. A sensação de ver o nome na lista dos aprovados é inexplicável, eu nunca saberia definir em palavras o que eu senti. Mas uma sensação que com certeza ficará por muito tempo, é a leveza e sensação de ‘finalmente’. Quando a ficha começa a cair, o sentimento de dever cumprido de ver que todo o meu esforço, e tudo que eu abdiquei, no fim, valeu a pena! E hoje eu acredito que metade da minha vida acadêmica eu devo à professora Isabel Ávila, a querida professora carioca que me ajudou e motivou desde a primeira vez que ela me viu. Algum dia quero ser o alicerce para os meus alunos, igual a professora Bel foi para mim e para todo o terceiro ano da nossa escola.“ Essa a força do Ensina Brasil: não apenas transformar estatísticas, mas tecer histórias reais de inspiração como a da Larissa. Cada carta, cada sorriso e cada aprovação mostra que nosso trabalho vai muito além dos números. Por essa histórias que continuamos acreditando no poder da educação e no impacto de cada estudante que, ao ser enxergado, descobre também sua própria capacidade de enxergar um novo futuro. 1. UEMA: Universidade Estadual do Maranhão 2. Movimento AMPLIA: Organização fundada pelo nosso alumni Cristiano Ferraz que visa promover a inclusão da juventude preta, parda e indígena à universidade

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