Já te contamos por aqui que o Ensina Brasil faz parte de uma rede global que conta com mais de 60 países, a rede Teach for All.
Tudo começou com o Teach for America, fundado em 1989 nos EUA por Wendy Kopp, que agora é CEO do Teach for All. Hoje, o TFA conta com mais de 61 mil ex-alunos, e 60% deles continuam na educação, ocupando posições de liderança importantes.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil também está fazendo um grande impacto. Após dois anos em sala de aula, nossa rede já tem 425 ex-alunos espalhados por 19 estados brasileiros, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Destes, 80% continuam trabalhando na área educacional, e aproximadamente 50% da turma de 2017 já ocupam cargos de liderança.
Quando falamos em rede global, o Teach for America (TFA), como a organização mais antiga da rede, oferece uma visão de futuro para todos os países que adotaram esse modelo. Juntas, essas organizações trabalham para que todas as crianças tenham uma educação de qualidade. Além disso, o TFA nos permite aprender com sua trajetória.
Há alguns anos, o Business Insider, um site de notícias dos EUA, publicou uma matéria intitulada “Why Google Loves Teach for America” (Por que o Google ama o Teach for America). O artigo explica o diferencial que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da organização traz para a carreira de seus participantes e ex-alunos, e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios.
Confira abaixo a matéria traduzida:
Porque o Google ama o Teach for America
Pessoas que buscam emprego no Google talvez queiram passar alguns anos como professores primeiro. Um porta-voz da empresa disse ao Business Insider que atualmente existem mais de 100 pessoas no Google que anteriormente participaram do Teach for America (TFA), um programa de dois anos que coloca graduados(as) de elite como professores(as) em escolas públicas urbanas e rurais carentes.
O Google adora contratar pessoas do programa porque ele exige que recém-formados pensem rapidamente e tenham sucesso em um ambiente desafiador, duas qualidades que a empresa considera essenciais para os funcionários assim que chegam ao Google.
Na verdade, a empresa até tem uma parceria com o TFA que permite que pessoas que receberam uma oferta de emprego com o gigante da tecnologia adiem sua aceitação por dois anos para cumprir o compromisso com o TFA.
Conversamos com a porta-voz do Google, Meghan Casserly, e A.T. McWilliams, alumnus do TFA e membro da equipe de comunicação do Google, sobre o que torna o TFA especial e como as habilidades aprendidas na sala de aula se traduzem para o mundo dos negócios.
“As pessoas graduadas do TFA precisam orientar seus e suas estudantes em um ambiente onde a motivação nem sempre é garantida. e resolver problemas muito complexos que exigem paciência, perseverança e comprometimento – coisas que realmente valorizamos no Google”, disse Casserly, chefe de comunicação cultural da empresa, ao Business Insider. “É difícil encontrar profissionais talentosos com esse tipo de experiência intensa tão cedo em suas carreiras.”
Um ano antes de se formar em Yale em 2012, McWilliams trabalhou como estagiário no Google, fazendo relações públicas para o departamento de publicidade da empresa e posteriormente recebeu uma oferta de emprego.
No entanto, ele escolheu aceitar uma das aproximadamente 5.800 cobiçadas vagas do TFA oferecidas aos membros da turma de 2012 (entre quase 50.000 candidatos), sendo designado como professor de primeiro ano em uma escola no bairro de baixa renda de Brownsville, no Brooklyn, Nova York.
Lá, McWilliams aprendeu uma série de habilidades que, segundo ele, o ajudaram a ser mais eficiente em seu trabalho no Google, onde se tornou um membro em tempo integral da equipe de comunicações corporativas da empresa em Nova York no último verão.
Para começar, os membros do Teach For America recebem apenas cinco semanas de treinamento intensivo antes de começarem a ensinar. Como resultado, McWilliams precisou aprender no trabalho e criar soluções criativas que ajudassem cada um de seus 30 alunos a aprender o material que estava ensinando.
Essa experiência seria útil no Google, onde novas pessoas são esperadas para contribuir imediatamente, com a esperança de que sua falta de experiência possa dar aos membros mais antigos da equipe uma nova perspectiva sobre qualquer problema que estejam tentando resolver.
Ensinar o primeiro ano também exigiu de McWilliams encontrar maneiras de medir seu desempenho, semelhante à forma como ele precisaria se avaliar por meio do famoso sistema de Objetivos e Resultados-Chave do Google, por meio do qual os funcionários estabelecem uma série de metas mensuráveis para si mesmos.
Talvez o mais importante, o TFA o forçou a pensar profundamente sobre como as pessoas aprendem e usar esse conhecimento para resolver problemas difíceis. Durante seus dois anos na sala de aula, McWilliams descobriu que ele mesmo era um aprendiz visual e desenvolveu estratégias para superar desafios em uma sala de aula onde cada aluno tinha necessidades de aprendizado individuais.
Ele diz que, embora ainda não esteja encarregado de gerenciar pessoas, essas habilidades o prepararam para assumir tal cargo no futuro e o tornaram um comunicador melhor com seus próprios chefes.
“No Teach for America, você não está apenas aprendendo a ensinar outra pessoa, mas também está aprendendo quais fatores ajudam alguém a aprender melhor”, diz McWilliams. “Você ficaria surpreso com o quanto estudantes do primeiro ano se assemelham aos adultos.”
Por fim, ele diz que a resolução criativa de problemas que ele fez para se comunicar com estudantes é semelhante à “triagem corporativa” que ele faz todos os dias ao tentar descobrir a melhor maneira de explicar um novo produto do Google ao público.
Em sua opinião, essas habilidades não são apenas aplicáveis em relações públicas ou no Google. Na verdade, muitos de seus colegas no programa Teach for America agora estão transferindo com sucesso o que aprenderam do programa para seus estudos em faculdades de direito e medicina.
“Acredito que a experiência do Teach for America é realmente aplicável em qualquer lugar que exija que você seja inteligente e criativo”, diz McWilliams.
E você, já pensou em quantos lugares você poderá aplicar as habilidades e competências desenvolvidas durante o Programa para multiplicar o impacto do seu trabalho?
Um abraço,
Time do Processo Seletivo
¹Confira a matéria (em inglês) na íntegra em: https://www.businessinsider.com/why-google-loves-hiring-from-teach-for-america-2014-10