Adaptação de uma matéria escrita originalmente por Vitor Soares e publicada no portal Na Prática em agosto de 2022
Falamos muito de liderança por aqui, mas ela vai muito além do discurso. No Trainee Ensina, você faz, aprende e transforma. Ao enfrentar desafios reais e complexos da educação pública, nossos participantes desenvolvem uma liderança que nasce da prática — com escuta, sensibilidade e tomada de decisão em contextos desafiadores.
Marcela Aguiar, de Minas Gerais, se formou em Direito pela PUC Minas em 2018. Aos 26 anos, ela deu um salto inesperado na carreira ao ser aprovada no Trainee Ensina Brasil. Alocada em Caruaru/PE, trocou o escritório de advocacia pela sala de aula. Em um cenário de vulnerabilidade social agravado pela pandemia de Covid-19, ela foi desafiada a liderar de maneira empática e colaborativa.
Essa vivência moldou profundamente sua trajetória. Depois do Trainee, Marcela passou por empresas privadas, participou de um trainee de gestão pública e, atualmente, atua como Assessora de Gabinete na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém/PA.
Os aprendizados de Marcela
Segundo Marcela, ter passado pelo Trainee Ensina Brasil foi um divisor de águas na sua vida. A experiência em sala de aula, ela diz, possibilitou que ela desenvolvesse habilidades de liderança, comunicação assertiva e escuta ativa.
Essas mesmas habilidades seguiram comigo em todas os vínculos profissionais que eu tive após o Trainee”, explica. “Os dois anos como Educadora-Educanda na Escola Municipal Prof José Laurentino Santos, em Caruaru, me permitiram ter sensibilidade, empatia e propriedade do contexto complexo que é uma escola, um estudante, uma gestão e toda uma rede. Toda essa vivência e esses aprendizados foram essenciais para o meu vínculo atual.”
Além disso, Marcela diz que a experiência a ajudou a entender um valor que é comum a todos que passam pelo Programa: o de que todos são alunos.
‘Ser professora me ensinou, acima de tudo, que a sala de aula é muito mais um ambiente de troca do que de transferência de conhecimentos. As trocas com os estudantes, assim como em qualquer outro espaço de trabalho que eu ocupo e que eu venha a ocupar, precisam ser estabelecidas em um ambiente seguro para errar, para recalcular a rota e, principalmente, precisam ser construídas coletivamente”.
No Trainee Ensina, a liderança não é teórica.
Ela é construída com base na vivência, na resolução de problemas reais e no desenvolvimento de competências que o mercado valoriza: escuta ativa, inteligência emocional, adaptabilidade, visão sistêmica e compromisso com o impacto.
É sobre liderar com propósito e carregar essa experiência por toda a vida profissional.