Você conhece a Cláudia Sender? Sua trajetória profissional é de tirar o fôlego¹: engenheira química com passagem por grandes empresas como Bain & Company e Whirlpool, além de um MBA em Harvard. Foi a primeira mulher a liderar uma companhia aérea brasileira e hoje é Presidente do Conselho de Administração do Ensina Brasil.
Confira o que ela diz sobre o programa:
“Como presidente do Conselho de Administração do Ensina Brasil, tenho tido o privilégio de testemunhar o impacto do Ensina Brasil de perto, tanto nas salas de aulas quanto nos espaços em que pautas educacionais estruturantes são definidas.
Em uma visita às escolas de São Roque (SP), no ano passado, fui surpreendida pela potência das histórias dos(as) ensinas na vida dos estudantes: desde o engenheiro que transformou o interesse da turma por matemática ao dar aulas em um canteiro de obras, até a pedagoga que fundou o grupo de teatro que se tornou uma nova “casa” para os(as) participantes e conquistou até um prêmio nacional.
Em outra ocasião, durante uma imersão dos Conselhos de Administração e Fiscal, contamos com a presença especial de três alumnus que compartilharam histórias vividas em sala de aula e dividiram alguns de seus desafios e conquistas como lideranças de organizações de educação. Ao unir as perspectivas de pessoas que estão ou já estiveram no “chão de escola” às daqueles diretamente responsáveis por conduzir o futuro das organizações, potencializamos nossa compreensão do contexto e nossa capacidade de avançar com mais segurança e pragmatismo em direção à real melhoria da educação.
Depois de anos acompanhando a gestão da organização, é notável sua evolução em apenas 9 anos de existência. Observo melhorias contínuas e significativas nos resultados de seu Programa de Desenvolvimento de Lideranças, que recentemente atingiu marcos históricos em avaliações realizadas com ensinas, estudantes e gestores escolares. Além de aprimorar seus indicadores qualitativos, a rede Ensina Brasil descobriu o que a torna única e está testando novos programas para escalar seu impacto em outras frentes. Essas inovações visam atrair e desenvolver mais lideranças, tanto nas escolas quanto em posições de influência em escala, todas conectadas em uma rede unida pelo mesmo propósito e representativa da diversidade brasileira.
Nosso país será muito diferente se colocarmos as pessoas certas para resolver os maiores problemas sociais. Esse é o momento decisivo para investir na multiplicação de gente diversa e capacitada, olhando para a raiz dos problemas e efetivamente capazes de solucioná-los. Quem sabe um dia teremos um(a) ministro(a) da Educação que vivenciou a realidade das escolas públicas, é representativo do nosso Brasil e mobiliza pessoas para gerarem resultados de aprendizagem dignos de uma das maiores economias do mundo?
Conto com o apoio e engajamento de todos(as) para continuar essa jornada de transformação e esperança para a educação no Brasil até o dia em que todas as crianças tenham uma educação de qualidade.”
Claudia Sender
Ex-CEO da LATAM Airlines Brasil, Presidente do Conselho Ensina Brasil e
conselheira da Gerdau, Embraer, Telefônica e Holcim
1 comentário em “O que a ex-CEO da LATAM Airlines Brasil tem a dizer sobre o Ensina Brasil”
Não a conhecia, mas quê trajetória maravilhosa, mulher muito inteligente, fazendo diferença na educação do Brasil.