
A trajetória da Laís é um verdadeiro exemplo de como oportunidades de aprendizagem podem transformar vidas e impactar a educação. Ela compartilha conosco suas experiências, desafios e aprendizados desde o início no Trainee até a liderança na gestão pública.
O que te motivou a se inscrever no Trainee do Ensina Brasil?
“Fui aluna de escola pública durante toda a minha vida e tive o privilégio de encontrar profissionais que acreditaram no meu potencial. Inspirada por essas experiências, hoje me dedico a ser essa profissional que apoia, incentiva e acredita no talento de crianças, adolescentes e educadores. Quero criar oportunidades para que mais pessoas vivenciem o melhor da gestão pública e transformem suas trajetórias, assim como eu tive a chance de transformar a minha.”
Como você conheceu o Ensina Brasil?
“Vi divulgações nas redes sociais. Como fui da primeira turma, ainda não havia histórico de atuação. Foi, de certa forma, um tiro no escuro!”
Você se via como professora antes do programa? Por que decidiu sair da sua formação original?
“Antes, eu me via apenas no contexto universitário, influenciada pela cidade universitária em que nasci. Mas minhas pesquisas mostraram a distância entre quem formula políticas públicas e quem as implementa. Isso despertou em mim o desejo de compreender, na prática, como as políticas educacionais chegam à ponta. Decidi então viver o cotidiano escolar e entender que essa experiência seria fundamental para minha atuação futura na gestão de políticas públicas.”

Como a experiência em sala de aula ajudou na sua liderança fora dela?
“O maior aprendizado foi a empatia. Encarar desafios concretos — alunos que faltam por segurança, casos de abandono e violência, fome, abuso — muda completamente a forma de enxergar a política pública. Essa vivência ampliou minha capacidade de compreender contextos, escutar sem julgamento, gerir conflitos e valorizar singularidades. A sala de aula foi um espaço potente de amadurecimento pessoal e profissional.”
Quais habilidades você nunca imaginou desenvolver, mas que hoje fazem diferença?
“Aprendi a mobilizar pessoas e transitar entre diferentes públicos — da comunidade escolar a gestores de alto escalão — para engajar todos em torno de um projeto comum. Essa habilidade é essencial na minha carreira hoje.”
Como foi o caminho até se tornar Secretária Municipal de Educação?
“Não foi planejado. Estava me qualificando e contribuindo com projetos relevantes, e, ao longo do tempo, o preparo encontrou a oportunidade. Experiências como consultora me permitiram conhecer diferentes realidades e ampliar minha visão sobre os desafios e possibilidades da gestão pública. Hoje, essas vivências ajudam a buscar soluções criativas e a promover trocas entre municípios.”
Legado, impacto e conselho aos candidatos
“Meu conselho é se envolver de corpo e alma em tudo que fizer. Mesmo nos desafios, cada experiência tem potencial de desenvolvimento — intelectual, emocional, social e cultural. No Ensina Brasil, aprendemos a ensinar, mas também a aprender, se transformar e transformar o outro. O programa cria trajetórias sólidas de reconhecimento e abre portas para construir impacto real na educação.”
